Racismo estrutural é tema da 2ª etapa do Ciclo de Palestras sobre Humanidades Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/05/2022

Nesta quarta-feira (18), será realizada a segunda etapa o ‘Ciclo de Palestras sobre Humanidades’ com a palestra ‘Racismo estrutural: persistências e rupturas’, proferida pela professora Viviane Inês Weschenfelder, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) de São Leopoldo. A atividade, que será transmitida de forma on-line neste link, inicia às 18h30min. Os acadêmicos de Graduação e de Pós-Graduação, professores e profissionais da Universidade Franciscana (UFN) estão convidados a participar gratuitamente.

O Ciclo de Palestras busca promover espaço institucional de intercursos para o compartilhamento de reflexões em torno das interfaces socioeducacionais das humanidades, uma vez que, a formação acadêmica impõe refletir sobre as relações humanas, como exercício à preparação para uma atuação profissional com competência humana. A Comissão Organizadora é composta pelos professores Ail Meireles Ortiz, Diego Zanella, Roselaine Casanova e Marcio Tascheto e conta com a promoção dos cursos de Licenciatura (Filosofia, História, Letras - Português e Inglês, Matemática, Pedagogia EaD e Pedagogia) e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL).

A palestra de abertura foi realizada no dia 28 de abril com a o tema ‘HUMANIDADES: é possível uma educação para as humanidades?’, tendo à frente o professor Adriano Hertzog Vieira que atua no Instituto Transdisciplinar de Formação Saber Cuidar, é Assessor Pedagógico da Editora Edebê Brasil e Assessor Pedagógico da vice-Reitoria de Extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF). Foram mais de 100 inscritos que ouviram as considerações de Hertzog em torno do resgate de fundamentos do processo de aprender e ensinar, diante das etapas do desenvolvimento humano. O palestrante fortaleceu o sentido de que, educar para as humanidades, apenas terá êxito através de situações experienciais.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Vídeo: UFN TV