Qualificação interprofissional no cenário da Atenção Primária à Saúde é tema de dissertação de Mestrado Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/11/2022

Voltado para desenvolver uma tecnologia social impulsionadora de melhores práticas em saúde materno-infantil na região central do Rio Grande do Sul, por meio da qualificação do pré-natal, a dissertação da egressa Andressa Caetano da Veiga, do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN) trabalhou a relevância de estratégias de integração e envolvimento efetivo das equipes de saúde na corresponsabilização de mudanças prospectivas na área. Nomeado ‘Pré-natal no contexto da atenção primária à saúde: Tecnologia social propulsora de melhores práticas em saúde materno-infantil’, o artigo foi orientado pela coordenadora do Mestrado, professora Dirce Stein Backes, e encontra-se publicado na Revista da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, ‘Ciência & Saúde Coletiva’, além de estar em fase de análise na revista norte americana, 'Primary Health Care Research & Development'. A dissertação deu origem em dois manuscritos que descreveram as etapas para a criação de um produto final.

O primeiro manuscrito apresenta a ‘Qualificação interprofissional da atenção pré-natal no contexto da Atenção Primária à Saúde’. A pesquisa proporcionou um curso pré-natal preparatório, com previsão em 40 horas/aula, iniciado a partir de abordagens de ensino e aprendizagem significativas, na modalidade síncrona e assíncrona, a fim de que cada participante obtivessem a oportunidade de ter participado ativamente em todo o processo. Os 65 participantes, que atuam no contexto da Atenção Primária à Saúde, dos 32 municípios de abrangência da 4ª Coordenadoria Regional da Saúde (4ª CRS), descreveram e analisaram a importância de uma intervenção educativa interprofissional para a qualificação da atenção pré-natal no contexto da Atenção Primária à Saúde.

“Muitas das mulheres estão gestando neste período de vulnerabilidade, desse modo se faz importante que o profissional também esteja qualificado para atender as necessidades e para que tudo possa ser encaminhado em um tempo hábil de reduzir ou simplesmente minimizar todas as complicações que podem ocorrer neste período gestacional”, ressalta a egressa.

A pesquisadora destaca que no processo de qualificação da atenção pré-natal, as tecnologias educativas têm se mostrado como importantes ferramentas de interlocução entre profissionais e usuários. O curso, que contou com a participação de bolsistas de iniciação científica da UFN, contemplou temáticas tais como: Histórico da assistência ao parto e Pré-Natal; Organização da rede de assistência pré-natal; Indicadores de qualidade em saúde pré-natal; Pré-natal no contexto multiprofissional e interdisciplinar; Arcabouço jurídico-legal, Rede cegonha e regionalização dos partos; Importância das testagens rápidas para HIV/Aids e hepatites virais no pré-natal; Atenção pré-natal no contexto internacional; dentre outras. As temáticas foram organizadas em dias e horários previamente disponibilizados e gravadas para aquele participante que, possivelmente, não pudesse marcar presença na modalidade síncrona. O certificado de participação foi concedido ao final da realização das diferentes atividades programadas.

No segundo manuscrito ‘Construção e validação de fluxograma de percurso e processo para a qualificação da atenção pré-natal’, foi realizada a concretização do projeto, que possibilitou a criação de dois fluxogramas. O primeiro de forma integrada, para um uso norteador da atuação pré-natal interprofissional no contexto da Atenção Primária à Saúde, em âmbito da 4ª CRS. Após a apresentação e discussão ampliada e refinada do material, desenvolveu-se, também, um fluxograma específico, direcionado às gestantes. Os fluxogramas possuem um potencial para identificar fragilidades e demandas nos serviços de saúde, além de organizar o método de trabalho e articular operações interprofissionais. O fluxograma beneficia ações de mapeamento de processos de trabalho em empresas que exploram o estabelecimento de uma gestão da qualidade.

Os produtos finais foram submetidos a um processo de validação, a partir de um novo encontro, com participação de 16 profissionais da saúde, dos quais 11 enfermeiros obstétricos, dois médicos, um odontólogo e dois pesquisadores acadêmicos. Após apresentar e debater cada um dos fluxogramas, 10 profissionais preencheram o formulário de validação do fluxograma regulador do desempenho pré-natal interprofissional e oito o formulário de validação do fluxograma destinado às gestantes. Para a finalização do processo de validação os produtos passaram por ajustes pontuais acrescentados na versão final de ambos os fluxogramas.

O estudo demonstra a pertinência e relevância das abordagens construtivistas, participativas e interprofissionais para ampliação da compreensão teórica e ressignificação dos fluxos de trabalho em diferentes pontos da rede de saúde. A pesquisa também destaca a importância do interprofissionalismo e sugere novas pesquisas qualitativas sobre as competências do pré-natal no atual contexto. Reconhece-se que estes conteúdos podem produzir compreensões significativas da vida real que são difíceis de prever a partir de aspectos dos cuidados de saúde.

A autora ressalta que as contribuições para o progresso técnico-científico da enfermagem, deste estudo, estão relacionadas à associação do enfermeiro como um profissional líder, capaz de aproximar e impulsionar saberes e práticas. “A qualificação é muito importante porque é nessa fase que vão estar sendo feitas prevenções tanto de doenças e complicações que possam ocorrer na gestante durante a gestação, quanto prevenir complicações ao nascimento”, finaliza Andressa.

Texto: Gabriela de Flores Neto / Estagiária de Jornalismo