Projeto CRYPTON da ITEC realiza palestra no Instituto Caldeira, em POA Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
31/05/2023

Um dos incubados do Ambiente de Inovação (ITEC) da Universidade Franciscana (UFN) esteve no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, no sábado (27). A atividade é um dos momentos do Bitcoin Pizza Day, onde o projeto CRYPTON teve a oportunidade de realizar uma palestra sobre a temática ‘Você também pode minerar em casa’, que aborda a mineração de criptomoedas.

Airo André Almeida, sócio criador da CRYPTON, explica que o convite surgiu por meio de um contato com os organizadores, onde já havia apresentado as atividades desenvolvidas sobre mineração de criptomoedas: “Como todos os participantes são entusiastas, mas de outros segmentos deste universo, surgiu o convite para falarmos desta etapa que é a mineração”. Para ele o tema é muito importante, pois, mostra como a nova tecnologia da blockchain, que é um livro-razão imutável e compartilhado para registrar transações, controlar ativos e aumentar a confiança; e das moedas virtuais, que podem ser utilizadas para gerar fonte de renda alternativa em determinados momentos econômicos.

Ele também comenta que foi muito marcante estar em um ambiente de referência de inovação no Brasil. “Poder apresentar para os demais entusiastas da tecnologia ao lado de grandes nomes do mercado cripto, foi um desafio muito gratificante de levar um pouco de conhecimento prático que todos podem implementar em casa”, comenta o sócio. Airo ainda destaca que: "poder levar Santa Maria e a ITEC foi importante, pois se pode ter maior visibilidade das ações sobre o tema na região central do estado".

Este evento é uma ação é realizada ao redor do mundo desde 2010, quando Laszlo Hanycez registrou o seu nome para sempre na história do bitcoin ao realizar a primeira transação de compra de um produto utilizando a criptomoeda, adquirindo duas pizzas da rede de pizzarias dos EUA por 10 mil bitcoins. O Instituto Caldeira sediou, em Porto Alegre, esta data comemorativa para os entusiastas do ramo. Ele que é um ambiente físico e on-line de conexão e desenvolvimento de soluções inovadoras (HUB), que promove a conexão entre grandes empresas, startups, universidades e poder público, gerando um movimento transformador de fomento do ecossistema de tecnologia e inovação. A iniciativa do Instituto visa fomentar o ecossistema de inovação conectando todos os que vibram apaixonadamente por este propósito.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Arquivo Pessoal