Projeto Categorização de Serviços de Alimentação dá início às atividades de 2023 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/03/2023

Foram realizadas nos dias 9 e 10 de março as primeiras reuniões da equipe organizadora do projeto aprovado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e pelo Programa INOVA RS intitulado ‘Implementação da Categorização de Serviços de Alimentação na Macrorregião Central do Rio Grande do Sul’ que foram conduzidas pela coordenadora e professora da Universidade Franciscana (UFN), Ana Lúcia de Freitas Saccol, do curso de Nutrição e do Mestrado em Ciência da Saúde e da Vida e pela doutoranda Patrícia Arruda Scheffer, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Esta proposta aprovada pela UFN, em parceria a UFSM e com apoio da ALLOY Tecnologia em Serviços Digitais Ltda., tem como objetivo promover a valorização dos locais que investem em qualidade no fornecimento de alimentação e a integração entre setor público, privado e meio acadêmico. Além de ter transparência nas ações sanitárias e qualificação dos agentes afetados, aproximação das autoridades sanitárias com os gestores dos serviços de alimentação; incentivo ao turismo e a economia local. Nestes primeiros momentos foram realizadas a apresentação das equipes, esclarecimento das funções que cada participante exercerá, bem como uma breve explicação sobre os objetivos e importância do projeto, e discussão do cronograma de atividades. Os próximos passos serão as visitas nos municípios da região central do estado para apresentação e convite para adesão.

A categorização é uma proposta que ajuda classificar os serviços de alimentação com base na legislação sanitária, promovendo a articulação entre setor público por intermédio das equipes de Vigilância Sanitária, setor privado com os serviços de alimentação e o meio acadêmico, com o suporte técnico. Esta classificação é feita através de selos de qualidade onde os estabelecimentos terão uma pontuação, conforme o valor um selo de qualidade vai ficar visível aos olhos dos consumidores. Podendo ser: Categoria A, serviços que cumprem com excelência os requisitos; Categoria B, serviços que cumprem muito bem os requisitos; Categoria C, serviços que cumprem satisfatoriamente os requisitos.

Atualmente esta ação envolve um projeto de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos - PPGCTA/UFSM); cinco projetos de Mestrado (Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida - UFN); três bolsas de Iniciação Tecnológica (FAPERGS, CNPq e UFN); duas bolsas DTI3 (FAPERGS/UFN) e três Trabalhos Finais de Graduação (curso de Nutrição - UFN). Além da UFN, o projeto conta com as seguintes organizações apoiadoras: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE), Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (CONDESUS), Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Prefeitura de Santa Maria; Ecossistema de Inovação da Região Central e Secretaria Estadual de Inovação.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Foto: Divulgação/Coordenadoria de Categorização