Primeiro encontro do Comitê pelo Meio Ambiente 2023 ocorre na sexta-feira Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/04/2023

O Comitê pelo Meio Ambiente está iniciando suas atividades em 2023 e o primeiro encontro já está marcado para esta na sexta-feira (28). A sede do Grupo Diário recebe o professor do curso de Direito da Universidade Franciscana (UFN), João Hélio Pes e João Roberto Epstein, Superintendente regional da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), para abordar a temática ‘A crise hídrica no Estado’. O encontro ocorre das 9h às 11h.

Segundo o professor João Hélio Pes, o foco central do encontro será o papel das ciências jurídicas e sociais nas possíveis alternativas na crise hídrica. Para isso, tópicos como a contextualização do tema principal com as mudanças climáticas e análise crítica de aspectos jurídicos das normas que tratam da segurança hídrica e da Agência Nacional das Águas (ANA), serão abordados. O docente ministra aulas sobre Direito Ambiental, Direito Internacional Público e Direito Constitucional no curso de Direito, e no curso de Engenharia Ambiental e Pós-Graduação em Direito, ministra sobre Gestão Pública e Gestão Ambiental.

A palestra conta com a mediação do jornalista Deni Zolim e tem a transmissão da TV Diário, Rádio CDN e do canal do YouTube do Diário, a partir das 9h30min. A iniciativa tem como objetivo propor ações, discussões e reflexões para fomentar mudanças de comportamento relacionadas ao meio ambiente e reúne o Grupo Diário, a Prefeitura de Santa Maria, a Câmara de Vereadores, a Universidade Franciscana, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR).

Criado no ano passado, o Comitê incentiva temáticas que englobam coleta seletiva de resíduos, logística reversa, proteção de Áreas de Preservação Permanente (APPs), educação ambiental, preservação de corpos hídricos, mudanças climáticas, sustentabilidade, arborização, substituição do plástico, viveiro municipal, esgoto, Energia Solar e piso permeável, além disso, ele estará à disposição dos cidadãos para receber demandas, discutir e propor mudanças.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo