Pibid e Residência Pedagógica da UFN alcançam ótima classificação da CAPES Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/09/2022

Para avaliar a excelência dos programas de Formação de Professores da Educação Básica, o Ministério da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) selecionaram as propostas de diversas Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil para a divulgação de bolsas no Programa de Residência Pedagógica (PRP) e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). E os editais com esses resultados foram anunciados recentemente, tendo a Universidade Franciscana (UFN) excelentes classificações nos dois Programas, resultando na concessão de bolsas para formação de professores de educação básica.

A UFN possui uma vasta história projetando educadores e líderes que vem redefinindo para melhor o futuro da educação. O projeto submetido para o Programa de Residência Pedagógica da UFN alcançou o 1º lugar na classificação estadual, a 3ª posição na Região Sul e ficou em 10º no ranking nacional onde foram listadas 234 Instituições de Ensino Superior. O PRP é destinado à implementação de projetos inovadores que estimulem articulação entre teoria e prática nos cursos de Licenciatura (Filosofia, Matemática, Letras – Português e Inglês, Pedagogia e História), conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica. Na UFN, os Editais destinam-se à seleção de 9 vagas para bolsistas preceptores (professores da Rede Pública de Ensino) e outras 45 vagas para bolsistas residentes (direcionado aos acadêmicos).

“A avaliação é muito significativa, já que o nosso projeto foi muito bem avaliado conforme o edital e algo interessante é que o projeto foi feito a partir da nossa realidade, nós cuidamos muito isso. Observamos o que nós fazemos de fato, efetivamos o projeto passado e pensamos esse nosso projeto não pode ser muito fantasioso, vai ser algo muito focado nas nossas atividades. Então dessa forma, conseguimos mostrar melhor o que nós fazemos”, comenta o coordenador do Programa de Residência Pedagógica da UFN, professor Márcio Paulo Cenci.

O Pibid da UFN ocupa a 3ª melhor colocação à nível Rio Grande do Sul e ficou em 20º no ranking nacional com uma pontuação bem expressiva, 189 pontos de um total de 200, onde foram listadas total de 258 instituições. O Programa oferece bolsas de iniciação à docência aos acadêmicos que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. Na UFN, atualmente há 24 vagas (mais Cadastro Reserva) no Edital que é voltado aos acadêmicos das Licenciaturas em Letras e Pedagogia que tenham concluído carga horária total inferior a 60% do currículo ou estejam matriculados até o 5º semestre.

“Essa classificação é surpreendente pra gente pois isso mostra, não só o entendimento do nosso projeto frente ao Edital de concessão de bolsas que continha critérios bem rigorosos, mas a questão da importância que tem o Pibid na Universidade Franciscana que há vários anos vem sendo bem desenvolvido aqui. E isso nos deixa muito felizes, pois mostra que o trabalho que temos feito e nosso posicionamento frente à educação tem sido bem claro e objetivo”, analisa a coordenadora do Pibid na UFN, a professora Manuela Bisognin Custódio, que contou com o auxílio da professora Greice Scremin (Pedagogia) e do professor Erick Kader Callegaro (Letras – Português e Inglês) para a elaboração do projeto.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Foto: Reprodução/Internet