Oito cursos de Graduação da UFN serão avaliados no ENADE 2021 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/11/2021

Neste domingo (14), os acadêmicos de oito cursos de Graduação da Universidade Franciscana (UFN) realizarão a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) que avalia a qualidade dos cursos das instituições de Ensino Superior em todo o Brasil. E também é uma oportunidade de mensurar a evolução dos estudantes que estão iniciando a graduação e daqueles que estão concluindo, ao verificar se atendem aos conhecimentos específicos exigidos de cada área do conhecimento.

A prova desta edição 2021 do ENADE, elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos Anísio Teixeira (INEP), será destinada aos alunos dos seguintes cursos da UFN: Ciência da ComputaçãoDesignFilosofiaHistóriaLetrasMatemáticaPedagogia e Sistemas de Informação. O Cartão de Confirmação da Inscrição está disponível no Sistema ENADE para que o candidato possa conferir o seu local de prova neste link.

Com a duração total de quatro horas, a avaliação será composta por duas partes que devem envolver situações problemas e estudos de caso: Formação Geral e Componente Específico. A parte de Formação Geral terá 10 questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. Já a parte de Componente Específico terá 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.

Pensada para avaliar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, o ENADE é componente curricular obrigatório e imprescindível para a regularização do histórico escolar e também para a expedição do Diploma. E o conceito vem sendo amplamente utilizado como critério de desempate em concursos públicos e seleções de trainees. Além disso, uma Universidade bem avaliada é sempre bem vista por recrutadores, e isso ajuda seus formandos a conseguirem uma boa colocação no mercado de trabalho. Ou seja, seu desempenho faz diferença!

O aluno que ainda não preencheu o Cadastro do Estudante ou não respondeu ao Questionário do Estudante, tem até o dia 13 (sábado) para concluir estas etapas que são essenciais no processo.

Mais informações podem ser conferidas na página do ENADE 2021 ou nas coordenações dos cursos.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista da UFN