Medicina promove ação alusiva ao Dia Nacional da Asma Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/06/2023

O curso de Medicina da Universidade Franciscana (UFN), por meio da Liga Acadêmica de Pneumologia, irá promover a ‘Blitz de Pulmão’, a ação social é alusiva ao Dia Nacional da Asma que conscientizar a respeito dos sintomas e modos de prevenção. A atividade será realizada neste sábado (24), no Espaço Coworking do Shopping Praça Nova, das 10h às 18h. A atividade terá a orientação do professor da disciplina de Pneumologia, Julio Sarturi e a participação dos acadêmicos.

Os estudantes irão passar orientações sobre diagnóstico, acompanhamento e esclarecendo de mitos e verdades sobre a doença. Também será realizado testes gratuitos de função pulmonar à população, em que serão medidos os picos de fluxo expiratório e expiratório dos pacientes. Estima-se que, no Brasil existem, aproximadamente 20 milhões de pessoas são asmáticos.

Segundo o Ministério da Saúde, a asma é uma das doenças crônicas mais comuns, afetando crianças e adultos, sendo considerada um problema mundial de saúde. E caracteriza-se por ser uma doença pulmonar inflamatória crônica, que ocorre quando há o estreitamento dos brônquios, canais que levam ar aos pulmões, dificultando a passagem do oxigênio, provocando contrações ou broncoespasmos. A gravidade da asma varia de pessoa para pessoa, sendo classificada como leve, moderada ou grave.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo