Licenciatura UFN: muito além da sala de aula Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/01/2021

A área das Licenciaturas engloba cursos de graduação que prepara o estudante para dar aulas no ensino fundamental, médio e profissionalizante, especialmente sobre o conteúdo cursado em sua formação. Neles, há um vasto campo de trabalho, com inúmeras possibilidades de atuação, situadas em diferentes áreas do conhecimento, possuindo uma estrutura específica de abordagem.

Na Universidade Franciscana - UFN, cinco cursos integram o grupo, com vagas abertas no Vestibular Agendado 2021. São eles: História; Filosofia; Letras; Matemática; Pedagogia.


Matemática


O curso de Matemática da Universidade Franciscana - UFN opera em prol da formação de profissionais que saibam unir os saberes matemático e pedagógico no exercício ocupacional competente, empreendedor, humano, ético e globalizado. Ele destaca-se por sua ampla abrangência aos conceitos matemáticos e pelo incentivo do trabalho em inúmeros setores do mercado.

Institucionalmente, o curso visa relacionar o aluno a vários campos da matemática, ao propor a interpretação de dados, sendo possível após a conclusão da graduação uma formação continuada aos mesmos, por meio de um Mestrado e Doutorado na área. Através de conteúdos direcionados à álgebra, análise matemática, estatística, física, geometria, informática na educação e fundamentos da matemática, o profissional alcança a técnica e o conhecimento para ingresso no mercado de trabalho.

Em razão do curso ser conceituado como uma profissionalização especificamente ligada à licenciatura, o coordenador da graduação em Matemática da UFN, Clandio Marques, destaca as áreas de atuação: “O aluno que se forma aqui, pode se tornar professor atuante em cursos preparatórios, escolas e universidades, a fim de se tornar um pesquisador”.

Veja outros ramos de trabalho, não necessariamente ligados ao ensino:
-> Empresas do ramo de tecnologia, financeira, estatística, entre outras;
-> Hospitais com o banco de dados calculando os indicadores;
-> Produção de material didático;
-> Design de produtos;
-> Economia/Informática;
-> Análise de dados nas mais diversas áreas.

A Matemática é considerada pelos professores um formador de profissionais capacitados com alta empregabilidade. A partir do ingresso no curso, o acadêmico tem a oportunidade de, em menos de 10 anos, sair doutor pela UFN (4 anos de graduação, 2 de mestrado e 4, ou menos, de doutorado), conquistando, dessa forma, um grande diferencial para integrar o mercado de trabalho.

Veja alguns diferenciais do curso da UFN:
->
100% dos docentes doutores e mestres com especialidades em diversas áreas (Educação, Estatística, Financeira, Matemática Aplicada, Matemática Pura, entre outras);
-> Laboratório de informática com softwares exclusivos da Matemática;
-> Custeamento de parte da mensalidade com bolsas. Durante o desenvolvimento do curso, o aluno poderá ter o acesso às bolsas de PIBID (prática com o cotidiano de escolas públicas de educação básica, no contexto em que estão inseridas) e bolsas de Residência Pedagógica (aperfeiçoamento da formação prática em cursos de licenciatura e imersão do licenciando na educação básica).

O egresso de Matemática, formado em 2018 pela UFN, Marcelo Rossato, enfatiza o valor dos conhecimentos repassados na graduação e a inspiração nos professores como fundamental nos seus estudos: “Tudo que aprendi na licenciatura me ajudou a ter uma visão do ensino em matemática. O curso me forneceu uma visão mais aplicada à docência. Os professores sempre foram muito dedicados, o que me motivava muito! Tanto a atenção com os alunos, como o ensino de qualidade”, frisou Rossato.

Para saber mais sobre o curso acesse o Facebook da Matemática.






Projetos elaborados pelo curso:

  •  Projetos vinculados a instituições da Colômbia, França, Espanha e Portugal, juntamente de professores da UFN;
  • Atividades multidisciplinares, com projetos realizadas dentro do Hospital Casa de Saúde, onde docentes do curso de Matemática e Medicina efetivam a análise crítica de diversos indicadores do hospital;
  • Projetos Extensionistas e Multidisciplinares.

Conheça o curso de Matemática da UFN


Filosofia


O curso de Filosofia da Universidade Franciscana - UFN trabalha com a finalidade de formar profissionais que sejam responsáveis por investigar e questionar conhecimentos gerais sobre o mundo e o ser humano, através de correntes de pensamento e obras filosóficas.

A partir das propostas, busca-se trabalhar com os acadêmicos, uma educação interdisciplinar que exercite a didática com conhecimentos pedagógicos de formação profissional e desenvolvimento de conceitos essenciais na área. Assim, o profissional compromete-se com a construção de conhecimentos e com a tomada de decisões do mercado de trabalho.

A partir da formação, o estudante pode exercer, além de atividades em escolas, papel na política, assessorias e na colaboração de entidades para oferecer na reflexão de vários tópicos.

Outras áreas de atuação:
->
Pesquisa e carreira acadêmica;
-> Colunista e crítico em veículos de comunicação;
-> Setor público e ONGs;
-> Mercado Editorial.

Ele é dividido em três eixos: formação didático-pedagógica, disciplinas tradicionais e optativas abertas. O coordenador da Filosofia, Márcio Cenci, reforça o profissionalismo do corpo docente e a experiência do ensino: “O curso é formado por doutores e professores longevos na docência, com experiência em formação consistente para oferecer qualidade no ensino. A relação de professor e aluno é muito próxima, o que faz com que as orientações sejam direcionadas a cada um dos alunos”.

A graduação em Filosofia inclui bolsas de iniciação à docência, pagas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em que o aluno recebe apoio com licenciatura em sala de aula, para atuar como professor. “Os estudantes procuram um ambiente de reflexão e o estudo fornece novas ideias que colaboram para realização de suas funções profissionais”, salientou Cenci.


Projetos elaborados pelo curso:

  • Processo de iniciação à docência (PIBID);
  • Projeto de residência pedagógica (o aluno é inserido na escola para preparar-se para a vida profissional);
  • Projeto de Extensão: Universidade em Territórios.

Docente nas aulas de Filosofia, o professor Diego Carlos Zanella aponta o acompanhamento individualizado do estudante e a abordagem humanística da filosofia, como pontos fortes do curso: “Todo aprendizado e compromissos de ensino anexados a ele, impulsionam o acadêmico a se tornar um profissional integral, capaz de compreender e lidar com os problemas humanos”.

O curso é um convite à reflexão, que faz os estudantes pensarem sobre a existência de ideias que sustentam o mundo até os dias de hoje. A graduação de Filosofia pode ser encontrada no Facebook e Instagram.

Conheça o curso de Filosofia da UFN


História


Listado como um dos mais antigos cursos da Universidade Franciscana (UFN), a graduação em História tem como finalidade formar docentes em níveis fundamental, médio e superior, além de incentivar a pesquisa e a preservação do patrimônio histórico cultural.

Ele busca, igualmente, promover o estímulo e qualificação de seu quadro profissional, no que diz respeito a um trabalho integrado entre graduação e pós-graduação, no ensino, pesquisa e extensão. A área dedica-se à postura ética, crítico-reflexiva e investigativa diante do mundo, a qual viabiliza a ampliação do conhecimento científico e do conhecimento histórico.

A coordenadora do curso, Roselâine Casanova Corrêa, enfatiza a grande oportunidade de atuação, como fator que vai além da didática e aprendizado. Segundo ela, a área ganha destaque ao encaminhar o profissional para além da licenciatura, em áreas de carreira diplomática, trabalho em acervos de arquivos e assessorias. O curso estuda o passado do ser humano e aspectos como economia, sociedade, cultura e cotidiano, o que o torna caracterizador da capacitação para uma vasta área no mercado.

O profissional de história pode:
->
Lecionar nos cursos de História, Arquitetura e Urbanismo, Museologia;
-> Desenvolver pesquisas em universidades e instituições culturais;
-> Atuar em órgãos de cultura e museus (organização e gestão do acervo);
-> Atuar em órgãos de preservação do patrimônio arquitetônico ou museológico;
-> Prestar consultoria para peças de teatro, filmes, documentários e novelas de época;
-> Organizar arquivos pessoais ou empresariais que documentam a história de famílias e empresas.

O grau de conteúdos lecionados abrange uma formação focalizada nas questões ligadas ao ensino e produção de recursos didáticos. Além deste ponto, a técnica de aprendizagem do curso na UFN ganhou outros patamares por meio da oferta de disciplinas optativas. “Nós temos como diferencial uma sessão de disciplinas optativas que buscam contar a história de diferentes temas. Algumas delas são: história dos estados, do futebol, da alimentação, da fome, do rock, entre outras opções. Queremos criar optativas temáticas para fazer com que os alunos entendam a respeito de vários temas”, enfatizou Roselâine.

Hoje, a pós-doutoranda da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz/RJ, Daiane Rossi, egressa de História da UFN, salienta a magnitude dos valores e conhecimentos repassados pela universidade, como parte de sua trajetória, até integrar a fundação: “Tive uma formação excelente sobre como ser uma boa professora e como se portar em frente a grandes públicos, sejam alunos ou em congressos, e, principalmente, sobre como ser didática. Como transmitir ao outro de uma forma compreensível e clara. Tenho certeza de que a minha base foi fundamental para o desenvolvimento da minha carreira e me orgulho muito em dizer onde quer que eu vá, sou licenciada em História pela UFN, uma universidade privada do interior do Rio Grande do Sul”.

O curso de História pode ser acompanhado no Facebook


Projetos elaborados pelo curso:

  • Integrante do grupo de ‘Atividades Extensionistas dos Projetos Integradores das Licenciaturas’, o qual contabiliza as produções dos cursos de Licenciaturas da instituição. Ele, junto destas graduações, desenvolve atividades multidisciplinares, a fim de criar ações em meio a comunidade.

Conheça o curso de História da UFN


Letras – Português e Inglês


O curso de graduação em Letras - Português e Inglês da Universidade Franciscana – UFN tem como foco a profissionalização de docentes para atuar na educação básica e superior.

Ele tem como intuito formar cientistas da linguagem que atuam na área da educação, bem como em revisões e tradução, assim como também, oferece estudos práticos nas línguas portuguesa e inglesa, o que amplia as oportunidades de trabalho pela dupla licenciatura. O objetivo é incentivar os acadêmicos a conhecerem as diferentes áreas de atuação no mercado. Além do setor de ensino, ele engloba possibilidades de trabalho na produção literária e na gestão de diferentes órgãos ligados à educação e cultura.

Logo, os estudantes qualificam-se pela autonomia e habilidades de empreendedorismo na área de língua estrangeira, em ocupações específicas. O coordenador do curso de Letras da UFN, Erick Callegaro, comenta sobre a responsabilidade frente ao ato educacional, no que diz respeito à preparação para o mercado de trabalho: “Almejamos formar educadores que transformam, que tenham conhecimento e inteligência emocional para enfrentar os desafios da educação brasileira, que sejam criativos, responsáveis e críticos”.

O curso de Letras da UFN destaca-se por oferecer uma dupla licenciatura, com formação do aluno em português e inglês. “Ele tem mais chances no ramo de trabalho, seja como professor ou como revisor e/ou tradutor de textos”, afirmou Erick.

Outras possíveis áreas de desempenho profissional:

-> Tradução (livros, manuais, filmes, campanhas publicitárias, reuniões, congressos...);
-> Interpretação;
-> Produção Textual;
-> Editoração;
-> Diplomata;
-> Secretário bilíngue.

Outra vantagem é que a graduação em Letras possui convênios internacionais. Um dos pontos a ressaltar é a parceria com escolas do Uruguai, que oferece a avaliação de proficiência em língua portuguesa para alunos de escolas do país vizinho, além da troca de conhecimentos sobre metodologias e experiências.


A egressa de Letras da UFN e atualmente escritora, revisora e doutoranda em Estudos Literários na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Yasmim Kader, relembra a importância dos conteúdos lecionados na faculdade: “O que você estuda te ajuda a entender uma construção da importância do conhecimento no que a pessoa pretende trabalhar”.

Yasmim estuda a área literária (mestrado e doutorado), a qual foi responsável por auxiliar no processo de aprimoramento da escrita e na descoberta de possibilidades narrativas que influenciaram os livros que publicou. “Sem dúvida, as disciplinas da faculdade contribuíram muito com o meu aprendizado, auxiliando-me a seguir meus estudos e práticas”, finalizou.

O curso de Letras da UFN pode ser encontrado no Facebook e Instagram.


Projetos elaborados pelo curso:

  •  Disponibiliza duas linhas de projetos: uma voltada à produção de jogos educativos, em parceria com os cursos de Jogos Digitais, Ciências da Computação e Sistemas de Informação, e a outra voltada para a produção de materiais didáticos a partir da análise das demandas das escolas públicas de Santa Maria. Características estas que carregam a interação multidisciplinar nas atividades acadêmicas.


Pedagogia


A graduação em Pedagogia da Universidade Franciscana - UFN apresenta em sua estrutura, o objetivo de alcançar a formação de profissionais atuantes na docência da educação infantil e em áreas que estejam ligadas com conhecimentos pedagógicos. Com mais de 60 anos de trajetória, o curso destaca-se pelo amplo preparo para o mercado e pela excelência do ensino.

A Pedagogia tem uma estrutura curricular em acordo às Diretrizes Nacionais para Formação de Professores, ao atender os aspectos legais, reguladores à formação profissional. Ela oferece aspectos epistemológicos e pedagógicos, necessários na formação docente, junto de fundamentos teóricos, metodológicos, instrumentais e inovadores. A proposta é formar profissionais da educação capazes de construir e reconstruir o conhecimento, por meio do domínio, compreensão e atuação no contexto em que estiver inserido.

Segundo a coordenadora da Pedagogia, Eliane Galvão, o curso é “reconhecido pelo valor da formação dos pedagogos inseridos nele”. Ela destaca que quase em sua totalidade, os alunos que se formam já saem com colocação no mercado de trabalho. “O nosso diferencial é a proposta curricular, a qual tem o foco no desenvolvimento de competências do acadêmico, capacitando-o para a sua atuação em diversos espaços”, comentou Eliane.

Alguns setores de atuação do profissional em pedagogia:
->
Salas de aula;
-> ONGs;
-> Empresas;
-> Administração escolar;
-> Educação Especial;
-> Psicopedagogia;
-> Academia e pesquisa científica.

Destacam-se também, a relevância da formação, oportunidades de inserção no campo de trabalho desde os primeiros semestres do curso, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica, bem como pela possibilidade de estágios remunerados em escolas.
Os estágios curriculares supervisionados disponibilizam ao acadêmico a prática da pesquisa, pautada em vivências reflexivas, essenciais à dinâmica da sala de aula, assim como da gestão e da organização escolar. Ao iniciarem o curso, os estudantes têm rápida inserção em estágios remunerados, já que a ênfase do currículo da graduação está envolta a estudos teórico-prático direcionados à reflexão do processo educacional.

Frente aos estágios, estão:
->
Estágio Curricular Gestão Educacional;
-> Estágio Curricular Supervisionado em Espaços Não-Formais;
-> Estágio Curricular Docência na Educação Infantil;
-> Estágio Curricular Supervisionado Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Professora, igualmente, na Pedagogia, Ail Meireles Ortiz, recapitula que o curso oferece como atividade, a curricularização da extensão: “Ela ocorre desde o primeiro semestre, com ações voltadas à inserção sobre a comunidade, de forma a conhecer, escutar e lançar contribuições aos integrantes da mesma”.


O curso de Pedagogia pode ser encontrado no Facebook e Instagram.


Projetos elaborados pelo curso:

  • Seminários Integradores e atividades extensionistas junto às escolas municipais (Elaborando de materiais visando contribuir com o ensino e aprendizagem de crianças, com foco no desenvolvimento da leitura como prática de cidadania);
  • Universidade & Territórios.

Conheça o curso de Pedagogia da UFN




Texto: Carolina Busatto Teixeira / Jornalista UFN e Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo UFN
Imagens: Arquivo Assecom UFN


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação