Foi dado o start na 1ª turma de Engenharia Civil da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/03/2023

Agora em março, o mais novo curso da Universidade Franciscana (UFN) completou seu primeiro mês de aula com estudantes já envolvidos em trabalhos das disciplinas e engajados na organização de eventos de integração. A 1ª turma de Engenharia Civil da UFN teve suas semanas iniciais de estudos compartilhadas com momentos de acolhida, ambientação e pertencimento com os espaços da Universidade e de conhecimento de seus professores.

Com uma estrutura de ensino diferenciada e pensada exclusivamente para este curso, as disciplinas atuam no direcionamento integrando a teoria e prática na experiência formativa; com professores ativos que acompanham diretamente o aluno no processo de aprendizagem e evolução.

A coordenadora do curso, professora Juliane da Silva Dávila, vê este momento com muita alegria: “O início de um curso exige muito trabalho e ver tudo isso acontecendo e, ainda mais, com estes universitários tão animados, empenhados, gostando do curso, das disciplinas e dos professores e demonstrando que estão felizes por estarem aqui, é gratificante. A primeira turma de um curso sempre fica marcada e eles demonstram diariamente que vieram para fazer história como primeira turma da Engenharia Civil da UFN”.

Neste primeiro mês de aulas do curso que é noturno e contará com 10 semestres letivos, os acadêmicos deram início aos seus estudos formativos tendo contato com as matérias do núcleo básico do curso. Na disciplina de ‘Desenho Geométrico e Geometria Descritiva’ já aprenderam a utilizar os principais instrumentos de desenho técnico, como o escalímetro, esquadrados e transferidor, além de efetuaram seus primeiros traçados e desenhos voltados para a engenharia.

Em ‘Aplicações de Geometria Analítica e Álgebra Linear’, estão aprendendo cálculos relacionados a vetores, ponto, reta e plano, essenciais no estudo da Engenharia. Além disso, se familiarizando com uma das principais ferramentas dos engenheiros: a calculadora científica. Na disciplina de ‘Bases de Programação’ os estudantes já estão programando em linguagem Python (de programação de alto nível).

Por fim, na disciplina de ‘Engenharia Civil: Evolução e Tendências’, estão conhecendo mais sobre a futura profissão, compreendendo as atribuições profissionais, identificando as áreas de atuação e realizando entrevistas com diversos profissionais Engenheiros Civis para compreender como é o dia a dia da profissão, os desafios e as oportunidades do mercado de trabalho.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Divulgação/Curso de Engenharia Civil

VESTIBULAR ENGENHARIAS 2023

A Universidade Franciscana abriu uma nova oportunidade de ingresso para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Biomédica e Engenharia Química através do Vestibular das Engenharias 2023 que traz quatro entradas de novos vestibulandos durante o ano. Com foco na transformação destes estudantes em profissionais de inovadores e de sucesso, o ingresso nos cursos pelo processo seletivo ocorre já neste 2º bimestre. As aulas estão previstas para iniciar no dia 28 de abril.

FAÇA A PRÉ-INSCRIÇÃO AQUIENGENHARIA CIVIL UFN