Engenharia Ambiental e Sanitária instiga reflexão sobre o Meio Ambiente Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/06/2020

No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a data, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Franciscana, instiga a comunidade acadêmica e a população em geral para uma reflexão que, segundo a coordenadora do curso de Graduação Profa. Noeli Júlia Schüssler de Vasconcellos, se faz urgente há muito tempo e até agora não conquistou a atenção que merece.

“Não se pretende aqui discutir a natureza dos acontecimentos ambientais negativos que temos vivenciado com mais frequência e maior intensidade nas últimas décadas, mas sim unir nossos pensamentos para refletirmos sobre o que a natureza está nos pedindo”, explicou a docente, incitando que a comunidade reflita sobre o assunto nesta semana do Meio Ambiente.

Indo de encontro à reflexão, acadêmicos e professores do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária participaram, nos dias 3, 4 e 5 de junho, do “1º Smart Congresso Internacional de Sustentabilidade”, como parceiros e ouvintes.

Na oportunidade, os participantes ouviram cientistas como: Pascal Reichen, da Startup GreenWins – Suiça, falando sobre tecnologia e reciclagem; Marcos Von Sperling, do Brasil, que proferiu a palestra sobre Tratamento de Esgotos no País: Panorama e Sustentabilidade; e, ainda, Maurício Waldmann, também do Brasil, que encerrou a noite com a palestra intitulada “Repensando o consumo”.

“Entre os inúmeros conhecimentos transmitidos por estes brilhantes cientistas, destaco um sobre o qual tenho refletido há muito tempo e penso que este deve guiar nossas reflexões e ações enquanto cidadãos: até maio de 2020 gastamos recursos naturais que a natureza nos disponibiliza e mesmo com o Novo Coronavírus, que desacelerou o consumo desses recursos, sairemos dessa pandemia com saldo negativo para garantir nossa sobrevivência. Se não refletirmos e mudarmos nossas ações de forma horizontal, pela base (comunidade) e não vertical, pelos poderes constituídos, com os quais pouco podemos contar, dificilmente teremos mudanças significativas, capazes de conduzir a transformação social necessária”, finalizou Profa. Noeli Júlia Schüssler de Vasconcellos.


Neste mesmo sentido, a UFN promove a XI Jornada Integrada do Meio Ambiente, que ocorrerá de forma totalmente online, com início nesta sexta-feira, 05 de junto, Dia Internacional do Meio Ambiente, até 12 de junho, via IGTV da UFN no Instagram.

 Saiba mais.

Conheça o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFN.

divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação