11ª edição da JIMA será totalmente online, via IGTV da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/06/2020

Neste ano, a XI Jornada Integrada do Meio Ambiente, promovida pela Universidade Franciscana, ocorrerá de forma totalmente online, com início no dia 05 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, até 12 de junho, via IGTV da UFN no Instagram.

O evento terá como tema a Agenda 2030 da ONU para o “Desenvolvimento Sustentável: agravos e perspectivas em cenário pandêmico”, perfilando reflexões em torno da territorialização dos ODSs e das Cidades Educadoras.

A JIMA deste ano será marcada por intervenções remotas, por meio de vídeos no IGTV da UFN, de docentes e acadêmicos da UFN, e pesquisadores de IES nacionais e internacionais, que falarão sobre o assunto.

“Este evento integra a agenda institucional há onze edições, constituindo um espaço consagrado para pensar fundamentos teóricos e práticos em torno do tema meio ambiente, em dimensão interdisciplinar. Portanto, presentificarmos este momento de distanciamento social, nos motiva e nos impinge a mantermos este diálogo relevante e contemporâneo, utilizando a plasticidade, que o digital nos oferece, para mantermos e avançarmos neste percurso reflexivo. Este espaço interdisciplinar, de cruzamento de múltiplas áreas do conhecimento e de segmentos sociais, enfatiza, nesta edição, pensamentos que vem nos desacomodando: Como estaremos visualizando a consecução dos objetivos para se atingir Desenvolvimento Sustentável, sobre os territórios, que ocupamos, em pleno enfrentamento de uma crise sanitária? A cidade educa? Este espaço territorial urbano desigual tem voz? ”, explicou e incitou Profa. Ail C. Meirelles Ortiz, coordenadora do evento.

O objetivo da Jornada Online é promover reflexões em torno da fragilidade instaurada, em atingir os grandes e robustos objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, em tempo de pandemia, e, ainda, provocar um olhar diferenciado para a cidade, como um espaço com potencial educador.

O evento é promovido pelos cursos de Licenciatura da UFN, por meio do espaço virtual compartilhado “Universidade & Território, tendo como mediadores e organizadores os professores Márcio Tascheto da Silva, Juliane Marschall Morgenstern e Ail C. Meireles Ortiz. A atividade também conta com apoio do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, Pastoral Universitária, UFN TV e Assessoria de Comunicação da UFN.

Fique ligado ao Instagram da UFN e participe da XI JIMA!