Disciplina de Nanobiotecnologia, Inteligência Artificial e Futuro da Humanidade realiza mostra com trabalhos dos alunos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/06/2023

A Universidade Franciscana (UFN) realiza entre os dias 23 e 30 de junho a 1ª Mostra de Nanobiotecnologia, Inteligência Artificial e Futuro da Humanidade, realizada pela disciplina eletiva de laboratório formativo, de mesmo nome, que é ofertada para os cursos de graduação da UFN. Neste primeiro semestre participaram estudantes de graduação dos cursos de Biomedicina, Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia Biomédica, Engenharia Química, Farmácia, Física Médica, História, Jogos Digitais, Pedagogia EaD, Sistemas de Informação e o Tecnólogo em Radiologia. A exibição dos 11 trabalhos ocorre no Hall do Prédio 3, em frente ao Salão Azul, Conjunto 1, o qual o público será convidado a interagir e responder perguntas sobre os assuntos abordados.

A Mostra tem o intuito de promover uma reflexão sobre qual será o impacto que a Nanociência, a Nanotecnologia e a Inteligência Artificial irão trazer para a humanidade nos próximos anos. Além disso a proposta é entender que esses impactos estão diretamente relacionados com a capacidade dos países produzirem ciência, tecnologia e inovação para uma sociedade humana e igualitária. Dessa forma, os acadêmicos apresentam, por meio do material exposto, diferentes aspectos relacionados com conceitos e aplicações da nanobiotecnologia, inteligência artificial, tecnologias convergentes, como também o impacto no presente e no futuro da humanidade.

A Disciplina Eletiva, possui uma carga horária de 40h, os temas discutidos possibilitam que as premissas curriculares se alinhem com às disciplinas e núcleos em comum para maior interação entre acadêmicos e mais dinamismo na aprendizagem. Os professores Solange Binotto Fagan e Mirkos Ortiz Martins apresentaram para os estudantes o que existe de mais inovador nas novas tecnologias e o quanto isso impacta no futuro da sociedade. As criações mostram o impacto que a tecnologia tem na vida das pessoas devido as mudanças tecnológicas, as quais têm sido cada vez mais aceleradas e disruptivas fazendo mudar drasticamente o modo como vivemos. Toda comunidade está convidada a participar desta ação e conhecer o futuro da humanidade.

Texto e Fotos: Gabriela de Flores Neto / Jornalista