Discentes da UFN produzem vídeo alusivo ao Outubro Rosa Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/10/2020

Considerada uma das campanhas mais importantes do ano, o Outubro Rosa foi lembrado pelos cursos de Nutrição e Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da Universidade Franciscana (UFN). Para marcar a data e conscientizar sobre o câncer de mama, os estudantes elaboraram um vídeo informativo a respeito do tema.

O desenvolvimento do audiovisual partiu da integração das duas áreas, o que para a docente de Nutrição e do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, Natielen Jacques Schuch, a junção das áreas foi fundamental para a elaboração da ideia. “Desta vez, o vídeo não contou com a participação de professores, como de costume. Assim, optamos pela participação do médico Bruno Flores, que também é nosso aluno, para falar sobre o tema”, comentou.

Foram duas semanas dedicadas à produção do material, o qual contou com pesquisas unificadas entre os discentes de ambos os cursos. Além das informações abordadas por Bruno, dados voltados à alimentação adequada para mulheres portadoras da doença foram apurados pelos estudantes de nutrição. O vídeo pode ser acessado no Facebook ou no Instagram do curso de graduação.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre mulheres, equivalente a 24,2% do total de casos no ano de 2018. No Brasil, em 2020, foram contabilizados 66.280 novos casos. Estatística essa que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos a cada 100 mil mulheres.

Texto: Giancarlo de Vargas / Estagiário Jornalismo UFN
Imagem: divulgação