Cursos de Licenciatura se reúnem para falar sobre as novas matrizes curriculares Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/11/2018

Os cursos de Licenciatura da Universidade Franciscana se reúnem nesta terça-feira, 27 de novembro, uma conversa para falar sobre as novas matrizes curriculares.

O encontro foi organizado pelos coordenadores dos cursos, que esperam acolher acadêmicos e interessados nestas graduações. O bate-papo ocorre no Salão Azul do Conjunto I, a partir das 19h.

Dentre os assuntos a serem abordados durante a conversa, está a questão das 20 semanas de duração do semestre, que foi estendido para que as aulas do turno da noite não passem das 22h. A mudança foi realizada pensando na segurança dos alunos que caminham para casa pelo entorno dos conjuntos.

Outro assunto a ser comentado é a nova forma de avaliação que, na nova matriz curricular, estingue a avaliação final no semestre. As notas serão divididas em três, e têm como objetivo estimular a interação e envolvimento dos alunos durante as disciplinas, para obter resultados mais proveitosos, tanto para os alunos, quanto para os professores.

A mudança nas matrizes curriculares das licenciaturas visa promover ainda mais a interdisciplinaridade e, pensando nisso, o Núcleo de Formação Pedagógica Integrada e o Núcleo de Formação Específica, que passam a tornar as disciplinas mais integradas entre si.

Para o professor e coordenador do curso de Filosofia, Marcio Cenci, essa novidade visa promover a dupla graduação e também a formação continuada do docente.

“Acredito que com esse núcleo comum, que vai permitir que em apenas dois anos o acadêmico possa realizar uma segunda ou terceira graduação, incentiva ainda mais a permanência do docente no ambiente acadêmico, bem como melhorar a qualidade dos docentes que temos dentro das escolas”, avalia o professor Marcio.

O professor também destaca a curricularização da extensão, que vai promover atividades e intervenções promovidas pelos acadêmicos da docência dentro da Universidade, nas escolas e na comunidade. Essa experiência busca gerar conhecimento da realidade a partir de disciplinas extensionistas de cada curso.

Na Filosofia, por exemplo, serão ofertadas duas: Filosofia da Religião e Bioética, que visam promover uma discussão plural e pretendem aplicar projetos na comunidade a partir desses debates.

Para saber mais sobre as mudanças nas matrizes, confira as matérias que aprofundam mais sobre o assunto:

Licenciaturas criam núcleo de formação pedagógica integrada

Pedagogia integradora para formação de mestres professores

Cursos de graduação aprimoram todas as matrizes curriculares

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo