Pedagogia integradora para formação de mestres professores Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/10/2018

O Curso de Pedagogia, e as demais licenciaturas da UFN passam a ter disciplinas integradas a partir de 2019. O objetivo é os conhecimentos construídos na universidade sejam aplicados nas escolas de Educação Básica e nos Espaços não Formais de Ensino, desenvolvendo uma formação que resulte em um novo modelo de docentes, mais preparados para o ensino, e habilitados a lidar com as necessidades do cenário atual da educação.

Segundo a coordenadora do Curso de Pedagogia, Eliane Aparecida Galvão dos Santos, essa mudança surge a partir da demanda que a nova resolução das licenciaturas, homologada em 2015, exige. Dentre as mudanças nas diretrizes nacionais, previstas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), está a demanda de um professor que tenha mais conhecimento da teoria e da prática do contexto educacional.

A partir de agora, a matriz curricular dos cursos das licenciaturas ofertados pela Universidade Franciscana, terão mais disciplinas especificamente pedagógicas, voltadas a formação do ser professor, envolvendo, principalmente, as metodologias de ensino, a didática, as políticas educacionais, o que antes, essa ênfase ficava mais no curso de Pedagogia.

Ela também destaca que algumas das reformulações são frutos de observações feitas por alunos que hoje já são egressos, principalmente em relação às práticas de ensino, pois eles solicitavam um curso em que a teoria e a prática andassem juntas desde os primeiros semestres do curso.

Além de disciplinas comuns às licenciaturas, a nova matriz está organizada de forma que desde o início do curso, o aluno tem a possibilidade de estudar tanto disciplinas que envolvem fundamentos da educação como estudar, planejar e atuar no ensino.

Para isto, entre outras possibilidades foi pensado nas disciplinas que são chamadas de “Ambiência” Serão espaços interativos onde serão desenvolvidos os conteúdos teóricos, metodológicos, a produção de material didático para o ensino de conteúdos específicos de matemática, língua portuguesa, ciências da natureza, ciências humanas e arte com a aplicabilidade nos espaços formais e não formais de ensino.

Outra novidade são os Seminários Integradores, que vão propor discussões relacionadas aos temas abordados ao longo das disciplinas integradas, a programação desse seminário será elaborada em conjunto com os alunos, e pretende abranger temas da atualidade que instiguem o aluno a pensar seu campo profissional.

O profissional pedagogo trabalha em vários campos, além das escolas. O desafio de pensar a nova matriz era contemplar outras dimensões sem fragilizar o ensino. Nesse sentido um ponto a destacar é em relação aos campos de estágio do Pedagogo.

São oferecidos quatro estágios supervisionados:

Gestão Educacional:
Envolve atividades de gestão referentes ao planejamento, à administração, à coordenação, à implementação e ao acompanhamento de projetos pedagógicos, propostas curriculares e políticas educacionais na área da educação a serem desenvolvidos tanto em escolas como em outros sistemas de ensino.

Espaços Sociais: São desenvolvidas atividades pedagógicas em espaços educativos não formais como os hospitais São Francisco de Assis e Casa de Saúde e ONGs, Lar de Mirian e Mãe Celita.

Anos Iniciais: Aulas práticas para alunos de zero a três anos. Desenvolve-se a Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças a partir dos seis (06) anos de idade.

Educação Infantil: Aulas Práticas para alunos de quatro a 10 anos. Nesse estágio objetiva-se atuar como docente no contexto da educação infantil com crianças de 0 a 05 trabalhando com práticas educativas por meio da ludicidade.

Integração pedagógica é estratégica

Eliane considera que um dos pontos principais que a nova matriz vai trazer é a integração da Pedagogia com as licenciaturas, por meio de disciplinas integradas, e atividades interdisciplinares. No curso de Pedagogia esse ano, foi desenvolvido um projeto envolvendo atividades integradas entre os semestres culminando em uma saída de campo para Serra Gaúcha e apresentação de trabalhos na modalidade oral.

Daqui para frente, esse tipo de atividade vai envolver todas as licenciaturas, pois vejo hoje que eles estão um pouco distantes, há pouca convivência, a nova configuração curricular vai permitir com que os acadêmicos se integrem muito mais e socializem os saberes construídos”.