Cursos da Área da Tecnologia fazem parte de um mercado promissor Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/02/2021

A área das tecnologias é associada à chamada Terceira Revolução Industrial, que está relacionada à evolução tecnológica, impulsionada pela integração da ciência com a tecnologia, e com a produção, além do uso de novas ferramentas para o desenvolvimento de diversas plataformas e produtos que a sociedade passou a consumir.

Os Cursos da área das tecnologias se tornam a base para que a mão de obra focada nesse setor seja eficiente, visando a formação de profissionais competentes e que saibam trabalhar diretamente a área que está em constante evolução. Na Universidade Franciscana essa área é composta pelos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Jogos Digitais.


Sistemas de Informação

Formando profissionais desde 1995, o Curso de Sistemas de Informações da UFN busca através de um trabalho de qualificação, graduar profissionais aptos para atuarem como agentes e promotores de mudanças. A graduação é realizada no turno da noite e conta com um completo grupo de professores qualificados para lecionar ao longo dos oito semestres.

Atualmente, tudo que envolve tecnologia tem a necessidade de um profissional qualificado inserido, por isso o objetivo da UFN é formar tecnólogos com o máximo de capacidade em qualquer área do conhecimento.

O Curso além de priorizar o potencial dos docentes, conta com sete laboratórios de última geração, todos compostos com máquinas modernas e de alto desempenho. O Coordenador do Curso, Guilherme Chagas Kurtz, relata que os acadêmicos têm acesso a máquinas individuais, que atendem tranquilamente a demanda do público alvo.

Projetos de extensão vinculados a professores das áreas também são oferecidos aos acadêmicos, bem como projetos interdisciplinares. Além de contar com o Laboratório de Práticas - onde o coordenador recebe as demandas da comunidade e empresas e os alunos desenvolvem soluções. O acadêmico pode ser inserido no Laboratório tanto como aluno, como também por intermédio de bolsa, monitoria ou voluntariado.
O mercado de trabalho é uma das preocupações do curso, segundo o coordenador o corpo docente idealiza a formação sempre pensando no futuro dos tecnólogos. O curso é generalista, ou seja, prepara o acadêmico para ingressar em qualquer área de interesse na informática, mas com um enfoque mais forte na parte de desenvolvimento de software.

Confira algumas das áreas mais procuradas:
- Redes de computadores;
- Banco de dados;
- Inteligência Artificial;
- Engenharia de Software;
- Modelagem e Simulação;
- Entre outras.

O coordenador ainda ressalta que a demanda de profissionais da área é alta, não só no Brasil, como no mundo, por isso profissionais que já atuam na área têm interesse em se aperfeiçoar em linguagens de programação.

Em virtude de o curso ser realizado em sua boa parte com prestação de serviços à comunidade, sendo um dos seus diferenciais, acaba se tornando uma grande opção para quem quer investir em atividades extensionistas. Para o Professor Mirkos Martins, responsável pelo PredictCovid, analisa a integração da universidade com a sociedade um feito de extrema importância, quanto ao propósito educacional e social.

“A função de uma universidade não se restringe a fornecer conhecimento técnico, mas também abrange responsabilidades maiores, que é retornar à comunidade pessoas preparadas tanto profissionalmente, quanto socialmente”, comenta Mirkos. O Professor aplica a disciplina de Modelagem e Simulação, onde é possível desenvolver habilidades de interpretar problemas teóricos e práticos, aprender técnicas de solução e como identificar tecnologias emergentes no cenário.



Além disso, o curso com base na sua grade curricular oferece disciplinas ligadas a solução de problemas, onde são desenvolvidos durante o ano diversos projetos que engrandecem a instituição e o curso.

Projetos elaborados pelo curso:
? Ique - nós somos seus amigos: desenvolvido pelo Laboratório de Práticas dos Cursos de Computação, sob a demanda do Mestrado em Saúde Materno Infantil. Baseia-se na elaboração de um filme de animação digital abordando o processo em um manual já existente no Serviço de Hematologia e Oncologia da UFSM;
? PredictCovid: serviço online de apoio ao diagnóstico de Covid=19, utilizando a análise de imagens de raio-x por meio de Inteligência Artificial.

Para o Prof. Fabrício Londero, o curso é ideal para aquele estudante que deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho, seja pela segurança e estabilidade como pela flexibilidade quando houver a necessidade de procurar algo novo no ramo. “É por isso, que damos o máximo na qualificação desses profissionais pois o mercado está cheio de vagas, basta a capacitação e ter as devidas competências”, conclui Fabrício.

Acompanhe o curso nas suas redes sociais, Facebook  e Instagram, e fique por dentro de tudo que acontece com os acadêmicos.


Ciência da Computação


Voltado para o desenvolvimento tecnológico, o Curso de Ciência da Computação forma profissionais capacitados há 20 anos. A graduação, que é diurna, tem duração prevista de oito semestres.

À medida que o uso da tecnologia se expande, surgem novas necessidades que exigem um ciclo constante de avanço tecnológico. Diante disso, o curso prioriza a formação ampla e abrangente desde os conceitos matemáticos e de eletrônica, até os conceitos teóricos e práticos das mais novas áreas da pesquisa.

O Coordenador do Curso, Reiner Franthesco explica que o processo realizado pelo corpo docente do curso prioriza também, a grandiosidade de possibilidades que o acadêmico irá encontrar quando de fato ingressar no campo profissional. Para isso o curso, por meio do ensino extensionista e com a inserção desde o início dos alunos no laboratório, capacita e promove a integração entre aluno e comunidade.

Área de atuação:
- Pesquisa e desenvolvimento de tecnologias computacionais;
- Consultoria na aplicação e uso de novas tecnologias;
- Planejamento, instalação e gerenciamento de redes de computadores, softwares básicos e aplicativos;
- Planejamento, instalação e gerenciamento de centro de informática, na área pública ou privada;
- Empreendedorismo na área da computação.

A prática realizada no curso é dada por meio dos laboratórios do curso que recebem demandas da sociedade e transferem para os alunos resolverem, essas práticas trabalham em conjunto com as disciplinas. "Nós pensamos em realizar esse tipo de atividade para pôr o aluno frente a frente com as demandas reais, além de realizar a interação entre UFN, acadêmico e comunidade, assim todos acabam ganhando”, comenta o coordenador.

O Professor Alessandro Mainardi, explica que o Laboratório de Práticas busca interagir com a comunidade e atender os desafios propostos por empresas da cidade e região, contribuindo assim, às políticas extensionistas nacionais. Dentre as atividades estão a:
- Oferta de cursos de extensão e capacitação profissional;
- Criação de softwares para instituições ou entidades;
- Sistema de avaliação de satisfação na central do aluno;
- Sistema para divulgação de eventos;
- Estágios;
- Residências;
- Informações profissionais e acadêmicas;
- Entre outras.


O responsável pelo Laboratório de Práticas, Professor Sylvio Vieira, enfatiza a participação dos acadêmicos no espaço, que serve para construir sólidos conhecimentos voltados à compreensão e desenvolvimento em variadas tecnologias. A inserção do aluno é dada por meio de inscrição e o selecionado aplica os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de acordo com o projeto e a etapa que este se encontra.

Além de uma bolsa financeira, os estudantes também recebem certificados pela participação que podem ser aproveitados nas atividades curriculares complementares (ACC).

Projetos elaborados pelo curso:
? Sistema de Controle de vacinas infantis em postos de saúde públicos;
? Criação de campanhas para ajudar instituições de caridade na arrecadação de alimentos e donativos;
? Campanha de arrecadação de computadores para estudantes carentes de escolas públicas https://www.ufn.edu.br/site/detalhes-noticia/ciencia-da-computacao-entrega-equipamentos-eletronicos-doados-pela-comunidade

Para saber mais sobre o curso basta acessar suas redes sociais e acompanhar suas atividades, Facebook  e Instagram.


Jogos Digitais


A criação e desenvolvimento de jogos eletrônicos para computadores, celulares, tablets ou vídeo games é realizada pelo profissional formado em jogos digitais. O curso mescla conhecimentos de Informática e Desenho, sendo assim o responsável pela criação de regras de jogos, personagens, cenários, animações e muito mais.

A UFN oferece a graduação desde 2017, sendo a primeira instituição a ofertar na região central do Rio Grande do Sul. O curso é diurno e possui tempo mínimo de formação de seis semestres.

Conforme o Coordenador, Ricardo Frohlich, o curso tem como objetivo principal agregar diferentes áreas para o desenvolvimento de jogos. Ele explica que são estudadas tecnologias para criação de jogos, mas além disso, estuda-se a técnica para a criação de jogos e artes, sendo assim, usando as três principais competências para a profissão:
- Tecnologia: focado em pessoas que tenham perfil voltado a tecnologia digital;
- Game e Design: é a parte de projeto de jogos, criação de regras, para quem se interessa por arquitetar maneiras de como o jogador vai agir. Envolve habilidades desde arquitetura da informação até psicologia.
- Gestão: visa o empreendedorismo e gerenciamento de estúdios ou quaisquer outras organizações;
- Humanístico: envolve gestão da formação ética dos futuros profissionais a fim de que os jogos sejam úteis para a sociedade
- Artístico: produção artística e design gráfico, focado em habilidades de ilustração, criação de personagens e cenários.

O aluno aprende desde o básico até o avançado em cada um de seus eixos, podendo escolher qual área se especializar dentro das possibilidades do mercado.

O Professor Cássio Fernandes Lemos, comenta sobre a diversidade em material e laboratório que o curso possibilita aos alunos, são equipamentos de ponta e uma ludoteca com diversos jogos que servem como objeto de estudo. “Na UFN possuímos excelentes laboratórios com o que temos de mais atual para o desenvolvimento de jogos e também para diversos tabuleiros, consoles e estudos em sala de aula”, complementa o coordenador.

Para o acadêmico do 4º semestre, Matheus Wiethan, o desenvolvimento de jogos é uma área absurdamente rica, que engloba o toque de diversas pessoas no decorrer de um projeto. Segundo o Prof. Cássio, o profissional em jogos digitais é o maior do ramo do entretenimento, com faturamento anual maior que as indústrias da música e do cinema juntas.

É por conta disso, que o curso prioriza tanto a prática e sua realização desde o primeiro semestre. Outro ponto de destaque do curso é o incentivo dado para a produção dos jogos, pois o curso realiza todo o sempre a Mostra Experimental de Jogos, onde os melhores jogos são premiados.

Além do Game Jam, um evento onde os acadêmicos realizam uma maratona intensa de 48 horas de desenvolvimento de jogos. Os participantes se reúnem, e a partir de um tema apresentado na abertura do evento começam a pensar nas possibilidades dos jogos. No final do evento, os jogos desenvolvidos são apresentados.

O Game Jam, funciona para estimular a criatividade, a solução rápida de problemas, o trabalho em equipe, a troca em comunidade e ao término de um final de semana, os participantes possuem mais um projeto finalizado em seu portfólio.

Projetos elaborados pelo curso:
- Game Design: projeto realizado por acadêmico em conjunto com as professoras Elsbeth Spod e Rubiana Sandri, a partir da ideia de construir um meio alternativo para ensinar os alunos da moda.
- Jogo “Boas Memórias”: desenvolvido para o grupo AMICA, em parceria com o curso de Nutrição para conscientizar sobre alimentos processados, in natura e ultra processados dentro das escolas;
- Jogo “Comida de Verdade”: registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, através do Ambiente de Inovação da UFN, premiado duas vezes na mostra tecnológica da UFN com terceiro lugar, destaque do quadriênio no mestrado.

Para ficar por dentro do que acontece no curso acompanhe suas redes sociais, Facebook  e Instragram.

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo
Imagem: Arquivo Assecom UFN


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