Cursos da área da Saúde realizam 1ª Mostra Integrada das Disciplinas Extensionistas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
09/07/2020

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN
Imagens: arquivo / Assecom UFN

Mesmo com as atividades remotas, os cursos da área da Saúde da Universidade Franciscana irão realizar um encontro virtual entre professores para fortalecer o Programa de Extensão da Saúde, com a 1º Mostra Integrada das Disciplinas Extensionistas dos Cursos da Saúde.

A webconferência está marcada para o dia 10 de julho, às 14h, via Google Meet, e tem como objetivo compartilhar as experiências das disciplinas extensionistas que foram realizadas de forma remota durante o 1º semestre de 2020.

De acordo com as coordenadoras da Curricularização da Extensão dos Cursos da Área da Saúde da UFN, Profa. Aline Krüger Batista, da Odontologia, e Profa. Naiana Oliveira dos Santos, da Enfermagem, este primeiro encontro é destinado somente para os professores extensionistas dos cursos que compõem as Ciências da Saúde. Com a proposta de desenvolver uma troca de conhecimento, a ideia é que os docentes possam refletir sobre a prática extensionista de maneira remota e, também, discutir a respeito das estratégias de aprendizado em tempos de Pandemia do Novo Coronavírus.

Aline e Naiana afirmam que a Curricularização da Extensão na Área da Saúde conta com 35 subprojetos de 8 cursos da saúde, sendo eles: Farmácia, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Psicologia. Os subprojetos trazem experiências contadas através de vídeos, produzidos pelos próprios alunos matriculados nas disciplinas de extensão.

A Extensão na Área da Saúde teve início no ano de 2019 e é mantida e realizada por meio do Projeto Integrador “Atenção Integral à Saúde como Estratégia para a Integração Ensino-Serviço-Comunidade”. Sendo assim, a integração dos cursos ocorre através de subprojetos extensionistas que possuem como objetivo qualificar o processo de integração ensino-serviço-comunidade, visando promover a educação interprofissional e a atenção integral à saúde nas comunidades.

De acordo com as docentes responsáveis pela Curricularização da Extensão, as disciplinas extensionistas trabalham com a metodologia ativa de Espiral Construtivista, que se baseia na:
- Identificação dos problemas;
- Formulação de explicações;
- Elaboração de questões;
- Busca de novas informações;
- Construção de novos significados;
- Avaliação do processo.

As disciplinas extensionistas trabalham com a intenção de oferecer um resultado para a comunidade, sendo construída a partir das suas necessidades, considerada uma intervenção colaborativa com a mesma.

Todas as ações realizadas pelos estudantes e professores da área da Saúde na comunidade podem ser acompanhadas no Instagram @ExtensaoSaudeUFN, onde, no momento, estão sendo compartilhadas experiências já vivenciadas pelos estudantes nas disciplinas durante o ano de 2019.

Em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, as atividades extensionistas também tiveram de ser adaptadas para a forma online. Assim, os estudantes produzem folders e vídeos informativos que são enviados às Unidades de Saúde e escolas para que as comunidades tenham acesso e assim, não se perder o vínculo e o processo de construção da autonomia de cuidado, proposta pela Curricularização da Extensão.