Curso de Direito realiza júris simulados durante os meses de maio e junho Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/05/2023

Na última quinta-feira (25) a disciplina de Estágio Profissional Simulado II do curso de Direito da Universidade Franciscana (UFN) realizou o Júri Simulado, orientado pelo professor Márcio de Souza Bernardes. Atividade baseada em casos reais de outros estados do país, em que os acadêmicos interpretam o papel de advogados, testemunhas, promotores de justiça, réu e juiz, já o conselho de sentença pode ser formado por estudantes de diferentes semestres e pela comunidade em geral.

O professor Márcio de Souza Bernardes conta que trabalha com essa disciplina há alguns anos e afirma que o júri simulado é uma das atividades mais esperadas pelos alunos ao longo do curso e que é fundamental para a formação de quem vai atuar no direito mesmo para quem não deseja atuar na área penal. “A nossa simulação tem como objeto desenvolver a oralidade, o raciocínio jurídico, a forma de convencimento do juiz, dos jurados. Já tive vários depoimentos de alunos que posteriormente foram fazer júri real e disseram que foram encorajados em fazer júri aqui na Universidade nos júris simulados”, destaca o docente.

Além desse, outros júris simulados ainda serão realizados pelo curso de direito. No dia 29 de maio pela parte da noite e no mês de junho, nos dias 1º e 15 pela parte da manhã. A atividade é aberta para os semestres do curso e para todos que tiverem interesse em participar e acompanhar os júris simulados.

Texto e fotos: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo