Curso de Direito homenageia trajetória e ações de acadêmicos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
01/12/2022

Nesta quarta-feira (30 de novembro) os acadêmicos e professores do curso de Direito da Universidade Franciscana (UFN) se reuniram para evidenciar estudantes que tiveram destaque frente às suas representatividades e trajetórias. A oportunidade foi pensada para agregar as turmas dos diversos semestres da graduação em uma atividade de socialização que enfatiza a proatividade, esforço e engajamento de todos na promoção e fortalecimento da formação em Direito.

ALUNO QUASE CENTENÁRIO

A primeira homenagem realizada pelo corpo docente no Salão do Juri, localizado no Prédio 13 – Conjunto III, foi de reconhecimento à trajetória de um dos estudantes do curso: o senhor Narciso Rei de Camargo, de 99 anos, e que chega ao centenário de vida em 6 de janeiro do ano que vem. “Para o nosso curso é motivo de muito orgulho ter a presença de um aluno tão especial. O Direito da UFN é o único curso que tem um acadêmico de quase 100 anos de idade e com uma história maravilhosa. Esta é uma homenagem extensiva aos seus filhos Odete, Cátia e Tarciso e à toda sua família”, comentou com emoção o coordenador do curso de Direito, professor Cristiano Becker Isaia. Narciso, que é natural de Cáceres (Mato Grosso), além de futuro Bacharel em Direito também é militar reformado do Exército Brasileiro onde serviu por 35 anos e já esteve em missões no Egito e na Organização das Nações Unidas (ONU)

Foi entregue ao homenageado uma placa
que continha os seguintes dizeres: ‘Nosso reconhecimento e admiração ao acadêmico Narciso Rei de Camargo pelos anos compartilhados junto ao curso de Direito da UFN, sua disciplina e persistência são exemplos de determinação e competência, servindo de exemplo à esta comunidade acadêmica’. Para Cátia de Camargo, uma das filhas que acompanhava o pai na cerimônia, o sentimento é de orgulho pela persistência em sempre aprender e continuar ativo: “Este é um sonho que ele sempre acalentou e, com disciplina e muita força de vontade, ele vem realizando com empenho ao vir na faculdade para acompanhar as aulas e fazer as provas. Apesar da idade, ele tem diversos planos e não se contenta em parar”.

VIAGEM DE ESTUDOS AO CHILE

Também foram homenageados os acadêmicos Thays Covalesky, Iguatemi Júnior e Otávio Silva que, no mês de outubro, representaram a UFN no XI Encontro Internacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi), realizado na Universidade de Santiago de Chile (USACH). Também compareceram evento jurídico internacional, que teve como temática norteadora os ‘Direitos Sociais, Constituição e Democracia na América Latina’, os professores Cristiano Becker Isaia e Franciele Agne Tybusch. Com trabalhos inscritos e apresentados, os três estudantes compartilharam das suas impressões sobre esta viagem que serviu como ampliação de seus estudos e de incentivo à pesquisa acadêmica. “Espero que essa nossa viagem sirva como motivação aos colegas para que participem de eventos como este, que submetam seus trabalhos e que tenham esta experiência na área da pesquisa. E destaco o apoio que todos nós tivemos da UFN nesta empreitada e gratidão aos professores que nos acompanharam neste momento de grande riqueza educacional que tivemos no Chile”, enfatizou a graduanda Thays Covalesky.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista