Cartilha desenvolvida na UFN previne acidentes domésticos na infância Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/02/2023

A acadêmica do Mestrado do Profissional Saúde Materno Infantil, enfermeira Maria Isabel Quadros da Silveira Flores, defendeu sua dissertação no mês de dezembro de 2022. A temática escolhida tratou a respeito de acidentes domésticos na infância a partir de uma pesquisa em que a mestranda evidenciou a importância de divulgar e ampliar informações sobre a prevenção e desenvolveu um produto-tecnológico, sendo ele uma cartilha intitulada ‘Criança segura no ambiente doméstico’.

Este material foi desenvolvido junto aos Agentes Comunitários de Saúde de Santa Maria por meio de encontros e trocas de experiências profissionais junto aos Agentes de Saúde a fim de auxiliar na prevenção e redução de acidentes domésticos na infância. Além disso, a sua elaboração contou com a participação e colaboração da professora Deisa Salyse dos Reis Cabral Semedo, da Universidade de Cabo Verde (Uni-VC).

O produto-tecnológico é destinado para os Agentes Comunitários de Saúde, mas também pode ser divulgado e utilizado pelos familiares das crianças, devido a ter uma linguagem acessível e ser ilustrativa. A professora e orientadora do trabalho, Keity Laís Siepmann Soccol, destaca que a cartilha contribui significativamente para facilitar o processo de trabalho dos Agentes de Saúde e é um excelente meio de informação para a orientação de prevenção de maiores danos à saúde das crianças no ambiente domiciliar.

Cartilha Criança Segura no Ambiente Doméstico

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo