Aula on-line é grande aliada dos estudantes no período de quarentena Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/03/2020

Desde o dia em que a Universidade Franciscana decidiu por interromper as aulas presenciais, assim como outras Universidades de Santa Maria e do País, tem aumentado o número de usuários na plataforma Moodle, o Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA da UFN.

Isso por que os estudantes estão tendo aulas virtuais, para que não percam o semestre letivo. As aulas são disponibilizadas, no formato de texto ou videoaula, no Moodle, e cabe ao aluno acessá-lo todos os dias, com a mesma seriedade em que encara as aulas presenciais.

Segundo a Profa. Taize Lopes, coordenadora da UFN Digital da Universidade Franciscana, isso tem acontecido da melhor forma possível. “Nos primeiros dias tivemos um pouco de lentidão, principalmente pelo número de acessos, que aumentou significativamente e também porque os professores ainda estavam se adaptando aos recursos do Moodle. Hoje, após as orientações da UFN Digital, os professores já estão fazendo um uso mais eficiente desses recursos, principalmente no que se refere as videoconferências”, explicou.



DADOS MOODLE

Alguns dados coletados nos relatórios do Moodle mostram que os estudantes e professores têm aderido as aulas em meios digitais (veja abaixo). O saldo torna-se positivo, na medida em que os professores e estudantes descobrem novas formas de ensinar e estudar. Claro que aprender em casa, mesmo com a orientação do professor, é mais trabalhoso, porque exige disciplina e autonomia, entretanto, justamente essas são características muito valorizadas no mercado de trabalho.


Nos gráficos acima, nota-se o aumento significativo de acessos ao Moodle, em comparação à antes da interrupção das aulas presenciais. Além disso, é possível identificar que muitos alunos têm preferido estudar de madrugada, o que também mostra a flexibilidade das aulas em meios digitais e o atendimento de diferentes perfis de estudantes.


AULAS EM MEIOS DIGITAIS


Como coordenadora da UFN Digital, Profa. Taize Lopes não tem dúvida em afirmar que as aulas em meios digitais estão dando certo, devido ao número de acessos ao Moodle e devido aos retornos que tem recebido de alunos e professores. “Os professores da UFN têm feito um esforço enorme. Muitos não tinham experiência com aulas em meios digitais, mas em apenas dois dias, refizeram todo seu planejamento de aula e estão conseguindo manter suas aulas, mediadas com tecnologias digitais. E isso tudo com a mesma qualidade do presencial”, destacou.

Um exemplo positivo é as aulas do curso de Enfermagem, que tem rendido boas discussões via videoconferências. Segundo a docente Martha Souza, que ministra a disciplina de “Temáticas Emergentes” no curso de Graduação, algumas vezes, pelo fato da internet se apresentar lenta, acaba dificultando o processo, mas que com a colaboração de todos, tem sido uma experiência enriquecedora.

“Os acadêmicos estão nos auxiliando por dominarem, muitas vezes, até mais do que nós, professores, essas tecnologias. São novos aprendizados. Os retornos são positivos, no sentido de que as tarefas são postadas em tempo hábil, e na medida do possível, as dúvidas são sanadas. Além disso, temos enviado vídeos, filmes e orientações de leituras, para que os acadêmicos aproveitem o tempo com o mínimo de estresse possível”, explicou.

Francine Susin, estudante do 7° semestre do curso de Enfermagem, afirma que falar sobre as aulas no ambiente virtual para a enfermagem é um desafio muito grande, pois o curso exige muito atrelar a teoria e a prática. “Não tem sido fácil, mas acho que o principal nesse momento é organização. Fazer um cronograma do que precisa ser feito e por metas e datas, pois são muitos vídeos e áudios e é fácil se perder no meio de tudo para estudar e realizar os trabalhos pedidos”, incentivou a graduanda. 



A estudante acredita que aos poucos a grande maioria, dentro do curso de Enfermagem, está conseguindo se adequar, acompanhar, e estão se ajudando da melhor forma. “Tenho colegas que tem mais dificuldade em absorver o conteúdo teórico desta forma, mas os professores são excelentes e muito prestativos, estão disponíveis a todo momento pra nos ajudar, tirar dúvidas e repetir quantas vezes precisarmos, para aprendermos”, explicou. 

A estudante ainda ressalta que o aprendizado está sendo em conjunto com os colegas. Isso por que eles estão sempre se ajudando pois, segundo ela, é um momento de adaptação para todos. 


O EMPENHO DOS SETORES

Apesar da grande maioria estar se adaptando bem ao Moodle, a coordenadora da UFN Digital, Profa. Taize Lopes afirma que haverá muitas situações para serem resolvidas no retorno dos encontros presenciais, como estágio, atividades práticas, de laboratórios, etc, mas o que se deve fazer nesse momento é ficar em casa, ouvir as orientações das autoridades da área da saúde, e realizar as atividades propostas pelos professores.

“Gostaria de dizer que os estudantes confiem na UFN e que tenham certeza de que iremos avaliar caso a caso, as situações que chegam, como por exemplo, alunos que não tem computador, internet ou que estão com outras dificuldades. É importante ressaltar, também, que o professor e a coordenação de curso estão trabalhando e estão à disposição para atender as demandas dos estudantes. Inclusive, as secretárias dos cursos, por meio dos e-mails”, complementou Taize. 



Constantemente estão sendo feitas atualizações no sistema pela Unidade de Tecnologia da Informação - UTI da IES, a fim de melhorar o desempenho do Moodle. Além disso, os problemas encontrados pelos estudantes têm sido solucionados em poucas horas, por que as equipes de TI, Assessoria de Comunicação e UFN Digital tem trabalhado de forma integradas e em regime de plantão, não deixando os alunos sem atendimento.

Vale lembrar que os professores ou estudantes que estiverem com dúvidas em relação às aulas online, podem entrar em contato com a UFN Digital pelo e-mail ead@ufn.edu.br ou, ainda contatar a Universidade pelas redes sociais (Facebook e Instagram).

Veja algumas orientações importantes sobre a utilização do Moodle.


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