Atividade Científica na Biblioteca incentiva a leitura Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/03/2023

Ocorreu na tarde desta terça-feira (21 de março) a primeira Atividade Científica na Biblioteca, a fim de proporcionar um melhor uso do espaço da Biblioteca Irmã Consuelo Silveira Netto, da Universidade Franciscana (UFN), e incentivar a produção científica e filosófica dos docentes e estudantes. O encontro contou com a apresentação literária da autora e professora do curso de Letras - Português e Inglês, Adriana Claudia Martins, chamada ’Quando a literatura atualiza: sobre opressão, exclusão educacional, letramentos e pedagogias engajadas’. 

O estudante do curso de Filosofia, Pedro Ângelo Miri, foi o idealizador do projeto e explica: “Essa ideia surgiu no contexto pandêmico, onde houve um desvio do acesso à leitura. Essa foi a nossa preocupação e pensando que a biblioteca é um espaço sagrado da Universidade”. O acadêmico ainda comenta que, a partir dessa atividade científica na Biblioteca, pode-se chamar atenção para o interesse das pessoas não somente para a ciência mas, também, voltado à leitura e tudo aquilo que o mundo do livro proporciona

A obra apresentada menciona aspectos históricos que circunscrevem o racismo e o segregacionismo estruturadores da violência ao longo dos últimos séculos. A autora do livro, Adriana Claudia Martins, comenta que é muito importante trazer publicações como esta que são teóricas e também analítica duas obras norte-americanas de escritoras afrodescendentes. "É significativo compartilhar essas leituras porque as pessoas também podem ser motivadas a lerem referências para a escritura do livro e também para compartilhar uma narrativa", complementa.

A atividade reuniu acadêmicos, docentes e técnico administrativos da Universidade, mais ações como esta irão ser realizadas gratuitamente durante o semestre e também conta com a orientação da Diretora da Biblioteca da UFN, a bibliotecária Eunice de Olivera.

Texto/Fotos: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo 



divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação