As boas-vindas aos calouros da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/08/2022

O 2º semestre letivo da Universidade Franciscana (UFN) iniciou na última segunda-feira (1º) e, com isso, o retorno dos acadêmicos às salas de aula movimentou os Conjuntos durante os turnos da manhã, tarde e noite. Na Graduação, diversas atividades já vêm tomando forma para das as boas-vindas aos calouros e recepcionar os estudantes que voltam à rotina de estudos. Para isso, coordenações de cursos e Reitoria programaram ações voltada para este momento.

O Salão do Júri do curso de Direito recebe hoje (4), as turmas do 1º, 2º e 3º semestres diurnas e noturnas para um momento especial organizado pela Associação Atlética e pelo Diretório Acadêmico de Direito. Ainda no início da semana, os alunos da turma que começa neste semestre também foram recepcionados pelo coordenador Cristiano Becker Isaia e pelos professores no Salão do Júri. Já os acadêmicos do curso de Fisioterapia realizaram, no pátio do Conjunto III, a pintura dos rostos dos ‘bixos’ e um bate-papo com o corpo docente da graduação, ancorado pela coordenadora Lilian Oliveira de Oliveira.

Desde o primeiro dia de aula, o curso de Medicina já vem colocando em prática a sua intensa agenda de atividades que envolveram: palestra sobre ‘A profissão médica’, com o doutor Luiz Alberto Michet da Silva; apresentação do Diretório Acadêmico, do Departamento Universitário e da Atlética; além de um bate-papo com egresso sobre sua experiência como aluno da UFN. Na segunda-feira (1), o corpo docente do curso, a Pastoral Universitária e a Reitora Iraní Rupolo estiveram reunidos com os futuros médicos e seus familiares para a cerimônia de entrega dos jalecos.

Na oportunidade, a Reitora da UFN lembrou do recente reconhecimento que o curso obteve ao receber o Conceito 5 pelo MEC o que significa a classificação máxima e reflete o alto nível de ensino ofertado: "A visão da Universidade é voltada para o aprendizado humanitário, com um excelente percurso formativo. Além de oportunizar ao aluno a vivência médica desde o primeiro dia de aula e de maneira contínua”. Ela também evidenciou as tecnologias de aprendizado que são apresentadas durante os 6 anos de formação, os laboratórios de ponta e o fato de que os professores são atuantes em hospitais.

ACOLHIDAS UFN

A UFN oportuniza, a partir da semana que vem, as Acolhidas como forma de reflexão, apresentação da filosofia institucional e introdução aos espaços da Universidade para impulsionar o semestre em toda a esfera universitária:
Dia 8 (segunda-feira), das 8h30min e 19h: Capela São Francisco de Assis - Conjunto III
Dia 9 (terça-feira), às 19h: Salão Azul - Conjunto I
Dia 10 (quarta-feira), às 14h30min: Capela São Francisco de Assis - Conjunto III

Em conjunto com a coordenação do seu curso de Odontologia, a Associação Atlética e Acadêmica está à frente do cronograma de recepção aos calouros que envolve desde tour guiado pela Universidade, conversa com veteranos e egressos do curso, cerimônia dos jalecos e um lounge com direito a DJ no pátio do Conjunto III que promove a interação entre os estudantes. “Já conhecia a Universidade, eu já fiz um Vestibular e vim durante as férias conhecer os prédios, mas eu ainda não conhecia o Prédio 17 porque ele estava fechado quando eu vim. Está sendo bem legal a recepção do curso e dos meus veteranos para conhecer todos os prédios e os laboratórios, para ficar mais fácil quando eu tiver aula já encontrar”, conta a nova universitária, Alana Elis Birck.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Márcia Pilar/Jornalista - Reprodução/UFN TV – Gabriela Neto/Estagiária de Jornalismo