Artigos Científicos de acadêmicos da UFN são publicados em livros Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/05/2022

Os estudantes dos Cursos de Ciências Contábeis e do Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos - EaD da Universidade Franciscana (UFN) aprovaram artigos científicos resultantes de Trabalhos Finais de Graduação e Iniciação Científica (TFG) que foram publicados em formato de capítulos nos livros ‘Administração em foco: Diálogos sobre a administração pública, gestão estratégica e inovação’ e ‘Pesquisas e Reflexões Nacionais em Ciências Humanas, Sociais e Linguísticas’. Ao total, foram aprovados e publicados 6 capítulos de livros que contemplam diversas temáticas que são abordadas nos cursos.

De acordo com o Coordenador do Curso de Ciências Contábeis e líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Contabilidade (NUPECON), o professor Lucas de Almeida Santos, este é um importante movimento de pesquisa que suscita aos estudantes e docentes a qualificação de seus estudos: “Possibilita uma transposição dos conhecimentos construídos para além da sala de aula, levando à sociedade pesquisas científicas que que informam, dialogam e promovem ideias que auxiliam pessoas e organizações frente os mais diversos contextos vivenciados. Além disso, no exercício da ciência, tem-se a constatação, por parte de estudantes e professores, de um comportamento mais crítico, reflexivo e investigativo, na busca por soluções de situações em que Universidade pode e deve se fazer presente”.

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

Capítulo: A gestão de conflitos na área educacional: um estudo a partir de uma abordagem empírica – Autores: Acadêmica Ellen Correa Rodrigues e Professores Lucas Almeida dos Santos e Janaína Marchi

Capítulo: Inteligência emocional, liderança transformacional e desempenho profissional: uma investigação em Empresas Incubadas – Autores: Acadêmica Sophia de Oliveira Costa e Professores Lucas Almeida dos Santos e Janaina Marchi.

Capítulo: Práticas de gestão de pessoas e engajamento no trabalho: um estudo em uma Agência de Inovação - Autores: Acadêmica Izabel Angélica Barcellos de Oliveira e Professores Lucas Almeida dos Santos e Janaina Marchi

Ciências Contábeis:

Capítulo: Proposta de um modelo teórico a partir da contabilidade gerencial e gestão de riscos para os tempos de crises – Autores: Acadêmica (IC) Izabelly Vieira Toleda e Professores Lucas Almeida dos Santos e Jaqueline Carla Guse.

Capítulo: Imposto solidário: uma análise do fundo Municipal da criança e adolescente no Período de 2017 a 2019 – Autores: Acadêmicos Leidiane de Lima Rossine, Pablo dos Santos Feltrin e Fabiano Teixeira; Professores Lucas Almeida dos Santos, Liziane Alves de Oliveira e Jaqueline Carla Guse.

Capítulo: Contabilidade e as práticas gerenciais: um estudo nas indústrias do Setor Calçadista do Rio Grande do Sul – Autores: Acadêmicos Leidiane de Lima Rossine, Pablo dos Santos Feltrin e Fabiano Teixeira; Professores Lucas Almeida dos Santos, Daniele de Oliveira Bertagnolli e Jaqueline Carla Guse.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista