Alunos do Ensino Médio exploraram novas possibilidades na Mostra das Profissões Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/10/2022

Os olhares curiosos doscerca de 2 mil alunos e professores do Ensino Médio que circularam pelos espaços, salas e laboratórios da Universidade Franciscana (UFN) durante a Mostra da Profissões puderam conhecer de perto todo potencial dos cursos de Graduação e a estrutura física da universidade santa-mariense. Com o tema ‘Explore novas possibilidades, o evento apresentou, na última sexta-feira (30 de setembro), o ambiente universitário a mais de 40 escolas das redes pública e privada de ensino provenientes de Santa Maria e de outras 20 cidades como Alegrete, Cruz Alta, Caçapava do Sul e Santa Cruz do Sul.

“Esse é um momento ímpar para a UFN de estar recebendo, novamente, todos esses estudantes que vem da Educação Básica e que circularan nesse espaço que foi pensado com muito carinho. E também vale o destaque para os nossos estudantes e professores de Graduação e da Pós-graduação que estão muito integrados em apresentar a Universidade e em compartilhar saberes e conhecimentos. A mostra é esse gostinho do que é a UFN, do impacto que nós temos em toda formação dos estudantes que estão ou que passaram por aqui”, comentou a vice-Reitora da UFN, professora Solange Binotto Fagan a respeito da emoção de realizar a Mostra de forma presencial após dois anos de virtualidade devido ao distanciamento físico imposto pela Pandemia da Covid-19.


CONHECENDO OS CURSOS

Em sua 10ª edição, a Mostra das Profissões teve a presença marcante dos cursos de Graduação presencial, semipresencial e de Educação a Distância (EaD) da UFN que apresentaram aos visitantes as opções de bacharelado, licenciaturas e tecnólogos nos 30 estandes onde os alunos do Ensino Médio puderam conhecer suas futuras profissões, conversar com professores e trocar ideias com acadêmicos. Uma oportunidade para interagir com o ambiente universitário e fazer suas escolhas, como contextualizou Bernardo Caino Teixeira Machado, aluno do 2º ano do Colégio Franciscano Santíssima Trindade, de Cruz Alta: “Era uma expectativa muito grande em conhecer os espaços, os lugares, como é uma faculdade por dentro. Também conhecer cada curso, mesmo que eu não vá cursar, não tenha vontade de cursar, é bom tu ter uma noção de como é dentro do curso e ter esse conhecimento geral”.

Para o estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Emilio Zuñeda, de Alegrete, Vitor Igiski, a Mostra foi uma oportunidade de poder saber mais sobre a escolha profissional: “Foi totalmente inesperada a experiência desde que eu cheguei aqui, porque eu não imaginaria o quanto isso faria eu querer vir pra cá. Eu cheguei aqui só com o intuito de conhecer mesmo, sem ter uma ideia concreta, mas desde que cheguei, comecei a ver os estandes e isso despertou uma curiosidade imensa sobre os cursos, além de uma vontade enorme de começar a estudar aqui”. Ele, que se interessou pelos cursos de Jornalismo e de Arquitetura e Urbanismo crê que esta experiência irá acrescentar muito às suas decisões de vida: “Vim diretamente de uma outra cidade, que é longe daqui, especialmente para conhecer a UFN e achei sensacional, gostei bastante e fui muito bem recebido”.

VIVÊNCIA PROFISSIONAL

A Mostra das Profissões também foi um espaço de aprendizado profissional e de ver de perto a vivência do dia a dia nas atividades que foram elaboradas nos laboratórios de práticas dos cursos da UFN. Com o auxílio dos universitários, os alunos das escolas puderam descobrir técnicas e entender um pouco mais a respeito de como serão suas atuações quando estiverem no mercado de trabalho. Pela primeira vez visitando a UFN, Anita Monteiro que é aluna do 3º ano do Colégio Coração de Maria, de Santa Maria, contou que veio com o intuito de conhecer mais os cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo e que, através das visitas nos espaços de produção de conteúdo e estudos de criação, pode se encantar ainda mais pela parte audiovisual e pela fotografia: “A gente sabe o que faz na parte de comunicação, de marketing, que faz a parte de identidade visual, mas a gente não consegue ver muito da aplicação de como ocorre esse processo. Mas, vindo aqui na UFN, tive a oportunidade entender um pouco mais e me apaixonar cada vez mais por esses cursos”.

Poder mostrar e oportunizar que os futuros universitários conhecessem a estrutura física da UFN também é uma das missões da Mostra das Profissões. É isso que reforça a vice-Reitora Solange Binotto Fagan ao comentar que o movimento de trazer os alunos do Ensino Médio para dentro da Universidade, faz com que também “tenham acesso à nossa estrutura de professores e de técnicos-administrativos, que é um dos grandes diferenciais da Instituição e que nos remete à qualidade e à excelência da educação. Dispor desse dia para apresentar isso para comunidade e para as famílias que estão aqui presentes é uma forma de deixar claro o quanto isso representa para nós, a dedicação pelo que se faz de todos que estão aqui trabalhando. E esta receptividade e acolhimento podem fazer a diferença na vida desses futuros universitários”.

PROGRAMAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Uma maratona de atividades envolveu o público da manhã até a noite no pátio e nas salas do Conjunto III, entre eles: shows artísticos de cantores santa-marieneses, transmissão ao vivo da Rádio Atlântida e a Rádio Web UFN fazendo entrevistas e com uma programação dedicada à cobertura da Mostra; seis atividades culturais, com destaque para as exposições ‘Percepções’, realizada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo e ‘Universo de Alice’, dos cursos de Design e de Design de Modacinco bate-papos sobre empreendedorismo, startups e marketing durante a Mostra de Tecnologia e Inovação. Além das mais de 20 oficinas propostas pelos cursos de Graduação que trouxeram temas como ‘Orientação profissional’, orientada pelos estudantes de Psicologia, de ‘Aromaterapia’ sob o comando das turmas de Farmácia ou a de ‘Impressão 3D e eletrônica’ que teve à frente o curso de Engenharia Biomédica.

Esta interatividade proporcionada pelas oficinas foi um dos destaques da Mostra apontado pelo acadêmico Gabriel Netto, do 9º semestre do curso de Odontologia que esteve, junto de outros colegas, à frente da oficina de ‘Simulação de procedimentos restaurador’. “Esses momentos são bem importantes de acontecer, já que é assim que eles conseguem conhecer um pouco mais da Odontologia. Nosso papel nessas atividades é de abrir os olhos desses alunos para que entendam como é o nosso trabalho e com quais tipos de materiais a gente utiliza. É bem importante para nós também como estudantes apresentar um pouco mais da nossa profissão e a maneira que a gente atua no mercado. Hoje em dia gente tem o ensino da Odontologia muito mais humanizada, então muitos paradigmas vão sendo quebrados dessa maneira”.

OPORTUNIDADES ACADÊMICAS

Mais do que um evento que trouxe diversas dinâmicas pensadas com o objetivo de auxiliar os futuros universitários na escolha do seu curso, a Mostra das Profissões agregou todas as esferas do ensino ao oportunizar que os já formados também se reconhecessem dentro das atividades propostas.O Espaço do Professor disponibilizou aos docentes que acompanharam as turmas das escolas Rodas de Conversa sobre novas oportunidades de estudo através da Pós-graduação com os cursos de Capacitação, Especialização,Mestrado e Doutorados que a UFN oferece, além de ser um espaço para que os professores pudessem conversar entre si e aproveitarem um momento de descontração.

Destaque também para o estande Estude Aqui, que foi destinado a sanar as dúvidas daqueles que desejam ingressar no Ensino Superior através de Bolsas de Estudo ou por meio de Financiamentos Bancários disponíveis na UFN. O painel de encerramento contou com apalestra ‘Mercado de trabalho em empresas de comunicação - Quem são osprofissionais que fazem a RBS’, promovida pelos profissionais do Grupo RBS, o gerente executivo regional Zeno Batistella Junior; a executiva de contas Eduarda Antunes e o líder de produto e programação da Rede Atlântida, Fabiano Oliveira.

LANÇAMENTO DO VESTIBULAR 2023

A Mostra das Profissões também teve um espaço reservado para o lançamento oficial do VESTIBULAR DE VERÃO 2023 da UFN. Na ocasião, foi divulgada a campanha de divulgação do Processo Seletivo que tem como slogan ‘Viva sua transformação’ e foi apresentada para o público na presença dos acadêmicos da Universidade que estampam os materiais visuais do Vestibular: Cesar Ceretta (Arquitetura e Urbanismo), Náthali Rieder (Odontologia), Fernanda Rocha (Publicidade e Propaganda) e Otávio Silva (Direito).

O Vestibular 2023, que terá suas provas realizadas nos dias 5 e 6 de dezembro, está com inscrições abertas aqui até dia 10 de novembro. Destaque especial para o novo curso de Engenharia Civil (noturno) que terá 40 vagas a serem preenchidas já na oferta deste ano.



Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Assessoria de Comunicação da UFN



divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação