Ações sustentáveis e coletivas foram abordadas na XIV JIMA Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
09/06/2023

Discussões sobre a temática ‘Aproximações interinstitucionais e intersetoriais em torno de uma preocupação comum: desenvolvimento sustentável’ permearam os dias 6 e 7 de junho durante a XIV Jornada Integrada do Meio Ambiente (JIMA) que integrou a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente de Santa Maria. O evento teve o apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) e a organização dos cursos  de Matemática, Letras - Português e Inglês, Pedagogia e História.

A Jima é voltada à promoção de espaço acadêmico para diálogo e compartilhamento de ações interinstitucionais e intersetoriais locais, em torno de projetos e práticas sustentáveis. A abertura das atividades contou com a palestra ‘O meio ambiente como um Bem Comum’, realizada pelo professor Marcio de Souza Bernardes que compartilhou uma base teórica e contextualizada desta trajetória de concepção do meio ambiente como algo comum e amplo.

A professora Ail C. Meireles Ortiz, responsável pela organização, explica como a escolha dos palestrantes está conectado com o objetivo do evento: “O tema da JIMA foi aproximações interinstitucionais e intersetoriais em torno de uma temática maior, ou seja, o desenvolvimento sustentável. Nós envolvemos uma fala maior que foi com o coordenador do CONDEMA, André Agne Domingues, onde ele destacou toda a importância de a Universidade estar buscando construir o sentido de solidariedade e de justiça. Além de trazer a importância de agregar e compartilhar ações em torno de se atingir uma vida sustentável na cidade. Também montamos algumas palestras, onde trabalhamos temas emergentes”.

Com um público formado por acadêmicos, professores e técnicos administrativos da UFN, a Jornada também foi destinada para alunos e profissionais de ensino da Educação Básica e para a comunidade em geral. O segundo dia da JIMA abriu espaço para uma conversa com os professores da UFN, Noeli Júlia Schüssler de Vasconcellos e Jivago Schumacher de Oliveira que apresentaram o Projeto Vida pela Água, desenvolvido pela Fundação MO'Ã, onde este nome MO'Ã, em tupi-guarani, significa proteger. Foi mostrada a estrutura da Fundação com os projetos desenvolvidos, em especial este que tem como objetivo a recuperação de áreas de preservação permanente e atenção às nascentes com um trabalho de educação para sustentabilidade, em escolas do município.

“Tivemos uma apresentação deste grande projeto para Santa Maria que é o Cidades Educadoras, nós estabelecemos a relação de Cidade Educadora e o desenvolvimento sustentável de acordo com a Agenda 2030. Os colegas mostraram todo este trabalho, onde foi explicado todos os aspectos do projeto, além de evidenciar as vantagens de ter esta nomenclatura”, destaca a professora Ail a respeito do tema abordado por Adriana Zamberlan, do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) e Luiz Ramirez Bezerra Sena, da Secretaria do Meio Ambiente de Santa Mari. E a programação foi encerrada com a Palestra: Plástico com Ciência: a reciclagem como potencializar do ensino, proferida pela professora Sandra Cadore Peixoto, da UFN.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo e Márcia Pilar/Jornalista