Acadêmicos conscientizam sobre cuidados de anemia e doença falciforme Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/06/2023

O curso de Nutrição da Universidade Franciscana (UFN), promoveu orientações sobre anemia e conscientização da doença falciforme. A atividade ocorreu com o apoio do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil e do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, sendo realizada no Shopping Praça Nova. A ação ocorreu nos dias 24 e 25 de junho, reuniu professores e acadêmicos em uma atividade com o intuito ampliar o conhecimento e a compreensão do público sobre a doença falciforme, anemia e alimentação saudável

A professora de Nutrição, Cátia Regina Storck, comenta que a ação surgiu a partir de um Projeto de Extensão que visa a realização de atividades de educação com a comunidade e visibilidade do curso. “Lugares públicos com grande circulação de pessoas sempre são ótimos locais para realização destas ações que permitem aos alunos uma experiência diferente do que estão habituados, permitindo sair da universidade e ficar mais próximo da comunidade”, destaca a docente.

Para o acadêmico Matheus Darós, é sempre importante buscar interagir com a comunidade, levando informações tão preciosas sobre saúde: “É necessário estarmos presentes e inseridos em diversos contextos, além da sala de aula, para a promoção do cuidado. Isto também permite a visibilidade da nossa instituição e dos cursos aqui presentes. São diversos os aprendizados, mas o principal é que, como responsáveis e agentes modificadores de vida, temos um longo caminho pela frente e ainda muito ainda a ser feito”.

O mestrando Nicholas Doviggi apresentou para quem passava pelo local, o jogo interativo ‘Comida de verdade’ que tem a função de instigar as melhores práticas para a alimentação saudável e introdução alimentar infantil. Nicholas evidencia também a importância de hábitos alimentares saudáveis desde a pré-concepção, ou seja, antes mesmo da mulher gestar. Para ele foi um excelente espaço para a troca de experiências, pois muitas vezes as pessoas desconhecem a importância e impactos da nutrição na gestação e no começo da vida.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Foto: Divulgação/Curso de Nutrição