A evolução da nanobiotecnologia ambiental pautou o Workshop de Nanociências Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/08/2022

As novidades das pesquisas em nanobiotecnologia ambiental foram discutidas por acadêmicos, professores e estudiosos durante o X Workshop em Nanociências realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Nanociências (PPGNano) da Universidade Franciscana (UFN), nos dias 23 e 24 de agosto. Com palestrantes de renome internacional e jovens painelistas que empreendem na profissão, o evento integra as comemorações de 15 anos do Mestrado e 10 anos do Doutorado da UFN.

Com foco na Nanobiotecnologia Ambiental, houve troca de experiências e difusão de conhecimento a fim qualificar recursos humanos que atuam nas áreas de biociências e nanomateriais com uma visão interdisciplinar. “O tema proposto engloba todas as facetas que a Nanotecnologia e suas aplicações têm. Então temos palestras juntamente com painéis de jovens empreendedores e alguns cases de egressos nossos, com abordagens como tratamento de efluentes, discussões sobre a parte animal ou dos setores biotecnológicos”, comenta o coordenador adjunto do PPGNano, professor William Leonardo da Silva.

A palestra de abertura contou com a presença da física Marcia Bernardes Barbosa, que é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e integra a lista da revista Forbes das ‘16 cientistas brasileiras que fizeram história’. A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tratou de um dos temas em que dá ênfase aos seus estudos com a palestra ‘Água: da era do gelo à nanociência’. O evento, que teve seu foco na interdisciplinaridade presente no ensino da Nanotecnologia na UFN, também foi composto por palestras como a do Médico Veterinário Aleksandro Schafer da Silva, professor do Departamento de Zootecnia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que trouxe novos conceitos pesquisados acerca da ‘Nanotecnologia na alimentação animal’.

Neste ano de 2022, a UFN comemora os 15 anos de implementação do Mestrado Acadêmico em Nanociências, que foi o primeiro do Brasil a trabalhar a interdisciplinaridade de forma focada na sala de aula e nas pesquisas desenvolvidas, e os 10 anos do Doutorado em Nanociências que hoje integram o PPG Nano. “A Instituição foi a pioneira no país quanto à criação desse Programa de Pós-graduação na área de Nanociências e foi algo muito inovador já que, naquela época, não se trabalhava muito a nanotecnologia no Brasil e foi um desafio gigantesco. Mas que hoje vemos como parte, não só da pesquisa e da área acadêmica, mas cada vez mais presente no nosso cotidiano já que temos nanotecnologia nos celulares com baterias de longa duração e a própria vacina contra a Covid-19, algumas delas contavam com nanotecnologia. Ficamos muito felizes de comemorar a implementação das duas formações que já têm uma quantidade bem significativa de egressos e segue desenvolvendo pesquisas de caráter interdisciplinar que motivou este evento a trazer profissionais de diferentes áreas que arregassem para todos os nossos estudantes e grupos de pesquisa”, descreve o coordenador, professor Alencar Kolinski Machado.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista