A dor e as possibilidades do luto estão sendo discutidas na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/04/2023

Os vários processos do luto, como lidar com a perda e os métodos de apoio psicológico para este momento tão delicado que todos passamos foram discutidos na primeira parte do curso ‘Luto: Dor e Possibilidades’ realizado no dia 27 de abril (quinta-feira) para os acadêmicos de Psicologia, Medicina, Terapia Ocupacional e Enfermagem da Universidade Franciscana (UFN). A iniciativa é do Núcleo de Apoio à Diversidade Humana (NADH) que convidou a professora Maria Luiza Leal Pacheco a falar para os profissionais em formação da Área da Saúde. A iniciativa tem como objetivo capacitar para lidar de forma adequada com o processo do luto, visando oferecer recursos e possibilitando de transformação para que as pessoas possam seguir em frente. O próximo encontro será no dia 4 de maio, das 14h às 16h, Sala de Conferências do 10º andar no Prédio 17 – Conjunto III. A atividade é gratuita.

“A questão sobre a morte ou de pensar sobre a nossa morte é uma dificuldade que temos, justamente por causa dessa questão da finitude. E também a forma como a gente lida com a vida, a gente pensa quais são as nossas escolhas e como iremos lidar com essas organizações sociais. Já que, quando falamos em morte e luto, podemos entender que as pessoas que tem mais facilidade de processar o processo de luto são aquelas pessoas que tem uma boa relação com a vida. Já as pessoas que têm muita dificuldade com mãe, pai, namorada, namorado, amigos, elas vão ter muita dificuldade de lidar com esse processo de luto”, detalha a psicóloga e professora Luiza Leal Pacheco é Especialista em Atendimento Clínico com Ênfase em Psicanálise, Mestre e Doutoranda em Psicologia, além de atuar há 5 anos no Santa Maria Acolhe que é um serviço de apoio psíquico voltado para o acolhimento de sobreviventes e pessoas relacionadas ao caso da Boate Kiss.

O NADH, vinculado à Reitoria da UFN, atua através do apoio à comunidade universitária com atendimentos psicopedagógicos, psicológicos e orientação profissional. Estabelecendo, assim, acolhimento às necessidades do público interno através de ações individuais e coletivas de acordo com cada caso. Para a professora Cristiane Bottoli, coordenadora do Núcleo, o curso ‘Luto: Dor e Possibilidades’ surgiu através de uma demanda dos estudantes, por ser uma realidade não só da área da saúde, mas de qualquer pessoa: “Falar de luto é falar de vida, de perda e de dia a dia, então foi justamente por isso e pela dificuldade que se tem de conversar sobre e lidar com situações que envolvem perda, morte e luto. Foi direcionado inicialmente para a área da saúde por ser um assunto nesse momento mais específico, a gente direcionou para esses acadêmicos o que não quer dizer que futuramente não possamos fazer para outros”. 


Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista



divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação