Três opções de curso para quem gosta da área de TI
  1. Blog
  2. Três opções de curso para quem gosta da área de TI

Para quem gosta de computação, tecnologia e informática, seguir carreira na área de TI pode ser uma ótima escolha! Além de trabalhar em um segmento do seu interesse, este é um mercado com cada vez mais demanda de profissionais capacitados. Segundo uma pesquisa do Linkedin, diversas profissões na área de TI despontaram entre as 15 carreiras em alta para o ano de 2020.

Se você já decidiu que quer seguir nesta área, está com meio caminho andado. Basta agora conhecer os cursos e suas especificidades.

Queremos apresentar 3 opções de cursos de Graduação na área de TI que são ofertados aqui na UFN:

Ciência da Computação

Áreas de atuação: elaboração de programas de informática, desenvolvimento ou programação em uma empresa, criação de avanços para a computação, desenvolvimento de aplicativos.  Em Ciências da Computação, o foco é o desenvolvimento de software. No mercado de trabalho, pode atuar como desenvolvedor ou programador em indústrias, organizações e empresas ou como gerenciador de dados.

Alguns conteúdos que você vai aprender: como o curso é voltado ao software, os conteúdos são focados em programação, sistemas e bancos de dados e redes. Por isso, você terá disciplinas como Programação de Sistemas, Sistemas Digitais, Redes de Computadores, Banco de Dados, Projeto de Software e Sistemas Embarcados.
Duração: 8 semestres
Turno: Manhã
Conheça o curso na UFN

Sistemas de Informação

Áreas de atuação: Administração de Redes de Computadores, Gestão de Infraestrutura (rede, web, segurança etc.), Gerenciamento de projetos e Análise de Segurança. Na área de Sistemas de Informação, o foco é na gestão de processos e projetos de TI, como a implantação e gerenciamento de softwares. Por isso, a atuação deste profissional engloba mais o suporte e a solução de problemas e necessidades tecnológicas, especialmente em ambientes corporativos. No mercado de trabalho, pode atuar como empresário/consultor na área de sistema de informação ou analista em diversos setores, empresas de TI, órgãos públicos ou indústrias.
Alguns conteúdos que você vai aprender: o curso visa formar um especialista em organização, armazenamento e recuperação de dados. Por isso, terá disciplinas como Linguagem de Programação, Engenharia de Software, Programação para Web, Banco de dados, Redes de Computadores e Segurança Digital.
Duração: 8 semestres
Turno: Noite
Conheça o curso na UFN

Jogos Digitais

Áreas de atuação: Animação (parte artística, ilustração), Canais de Comunicação na web, Game Designer (regras, personagens, interações), Desenvolvedor de vídeo games de animação. No mercado de trabalho, pode trabalhar em agências de publicidade, produtoras de websites ou ainda como desenvolvedor autônomo.
Alguns conteúdos que você vai aprender: Game Design, Direção de Arte, Modelagem e Animação 3D, Narrativa e Roteirização, Motores de Jogos, Inteligência Artificial
Duração: 6 semestres
Turno: Tarde
Conheça o curso na UFN

Mulheres inovadoras conquistam novos mercados

Você sabia que muitas inovações tecnológicas foram desenvolvidas por mulheres? Listamos aqui alguns exemplos:

- Ada Lovelace, matemática, escreveu o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina;
- Irmã Mary Kenneth Keller, cientista da computação, participou do desenvolvimento da linguagem de programação BASIC;
- Grace Murray Hopper, analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos, criou a linguagem de programação de alto nível Flow-Matic — base para a criação do COBOL;
- Radia Joy Perlman, cientista da computação, projetista de software e engenheira de redes, inventou o protocolo STP, que impede o loop de dados nas redes e na internet;
- Hedy Lamarr, inventora, participou do desenvolvimento de um sistema de comunicações para as Forças Armadas dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial que serviu de base para a atual telefonia celular.

Por isso, se você é mulher e gosta de tecnologia, não deixe que certos preconceitos te façam desistir! Inove no seu projeto de vida, desenvolva suas ideias e conecte o poder feminino ao mundo digital.

Quer saber como ingressar na UFN? Clique aqui.