Residência Médica em Santa Maria
  1. Blog
  2. Residência Médica em Santa Maria

Antes mesmo de concluir os anos na faculdade em medicina, muitos estudantes já começam a pesquisar sobre residência para se tornarem especialistas. Se você já tem em mente uma especialidade que deseja seguir, o próximo passo é procurar os programas de residência médica que melhor atendem às suas expectativas e necessidades para este momento da carreira.

Sendo um dos centros universitários de maior prestígio da região de Santa Maria, a Universidade Franciscana (UFN) oferece uma série de opções para futuros médicos especialistas. Com diversas áreas de atuação, corpo docente altamente qualificado e hospital universitário de referência, é o local ideal para quem procura atingir o título de especialista com ensino de qualidade.

Com o objetivo de desenvolver profissionais capacitados a atuar com alto nível de resolutividade em diferentes áreas de atuação, os programas de residência médica da UFN também visam promover aperfeiçoamento técnico-científico de profissionais médicos, além de suas percepções éticas e humanos. Ao fim do período de residência, o principal objetivo da Instituição de Ensino é formar profissionais que irão aprimorar o atendimento às necessidades da população e promover melhoria na assistência médica em diferentes cenários.

Conheça as Residências Médicas em Santa Maria da Universidade Franciscana:

Residências Médica em Clínica Médica

A fim de desenvolver habilidades e técnicas específicas da Medicina Geral de família e comunidade, a Residência em Clínica Médica visa também aprimorar o raciocínio clínico e a capacidade de tomar decisões em profissionais da área. 

Durante o curso, os residentes ainda irão aprender sobre noções de saúde em caráter preventivo; sobre as técnicas da Medicina Geral de Família e Comunidade de maneira aprofundada; também desenvolvendo capacidade crítico-reflexiva em relação às práticas da Medicina Geral.

Residências Médica em Psiquiatria

Com foco em aprimorar conhecimentos, habilidades e técnicas da área de Psiquiatria em profissionais médicos, este programa de residência da UFN visa, de maneira específica, preparar médicos para o atendimento médico ambulatorial e hospitalar a pacientes portadores de doenças psiquiátricas. 

Nesta especialização médica, o aluno irá aprender sobre o raciocínio clínico em relação às doenças psiquiátricas; sobre os fatores somáticos, psicológicos e sociais que interferem as doenças; além de desenvolver pensamento crítico-reflexivo à atuação médica psiquiátrica em termos científicos, éticos e sociais.

Residências Médica em Saúde da Família e Comunidade
Neste programa de residência da Universidade Franciscana os estudantes irão desenvolver habilidades visando a valorização dos fatores somáticos, psicológicos e sociais que interferem na saúde pública, bem como a capacidade de prestação de assistência à família e a comunidade. 

O médico residente ainda poderá, durante o período de curso, realizar ações individuais e coletivas de promoção, proteção à saúde e assistência médica a criança, ao adolescente, a mulher, ao adulto e ao idoso, incluindo a visita domiciliar. Tudo isso tendo em vista o atendimento às necessidades da população e a melhoria da assistência médica.

Como Ingressar?

Os processos seletivos para candidatos a Residência Médica da UFN ocorrem por meio de seleção pública. As candidaturas devem ser feitas através da Secretaria da Instituição e as inscrições seguem orientações de edital, assim como a divulgação do resultado final.