Processos Gerenciais e Administração: é a mesma coisa?
  1. Blog
  2. Processos Gerenciais e Administração: é a mesma coisa?

Fazer com que uma empresa funcione não é tarefa fácil. Como peças de uma engrenagem, as empresas e organizações são formadas por diversas pessoas, setores e processos que precisam estar encaixados e funcionando em sinergia para que os produtos e serviços cheguem ao cliente final.

Administração e Processos Gerenciais são duas opções de carreira a seguir para quem se interessa em atuar na gestão de empresas e organizações.

Mas será que estes profissionais fazem a mesma coisa? Possuem a mesma formação? É o que vamos descobrir a seguir!

A área de conhecimento

É uma das principais semelhanças entre as duas profissões, já que ambas voltam seu olhar para o negócio em organizações e empresas dos mais diversos portes (sejam elas públicas ou privadas). As disciplinas durante a graduação também são bem parecidas. Assim como em Administração, o curso de Processos Gerenciais estuda o universo que envolve os diversos segmentos de uma empresa: recursos humanos, contabilidade, finanças, sustentabilidade, logística, gestão de projetos, dentre outros.

Curso Superior

Ambos são considerados pelo Ministério da Educação (MEC) cursos de nível Superior. Ou seja, após formados, os profissionais de Administração e Processos Gerenciais estarão aptos a ingressar no mercado de trabalho, prestar concurso público para cargos de nível superior ou seguir os estudos em uma pós-graduação.

Bacharel x Tecnólogo

Aqui está uma das maiores diferenças entre os cursos. Administração tem duração de 4 anos e, ao final do percurso, dá ao formado o título de bacharel. Por outro lado, Processos Gerenciais é um curso Tecnológico, com menor duração (2 anos) e com ênfase muito maior em conhecimentos práticos, o que pode conferir uma inserção mais rápida no mercado de trabalho.

Mais teoria x Mais prática

Enquanto no curso de Administração há uma base de matérias teóricas, que fornecem ao aluno uma visão mais ampla da organização e dos processos de gestão, o curso de Processos Gerenciais é para quem busca adquirir conhecimentos práticos, como a gestão de compras, de logística de uma empresa ou a elaboração de um plano de negócios.

E então, qual escolher?

Na escolha pelo curso, o estudante deve levar em conta o seu objetivo. Quer ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho? Ou quer ter uma formação mais ampla e teórica? Qual seu tempo disponível para estudo?

Além disso, sempre existe a possibilidade de você iniciar seus estudos com um curso de curta duração (tecnólogo) e, posteriormente, estender a formação com um curso de bacharelado. Em alguns casos, será possível inclusive o aproveitamento de disciplinas, caso sejam da mesma área.

Um pouco mais sobre o curso de Processos Gerenciais

O curso de é relativamente novo no Brasil, por isso ainda surgem muitas dúvidas sobre onde o profissional poderá trabalhar. Como já mencionado, a graduação tem foco na resolução de problemas práticos e cotidianos das organizações, especialmente de pequenas e médias empresas.

Com uma formação multidisciplinar, o Tecnólogo poderá atuar em diversas áreas da organização: Recursos Humanos, Financeiro, Marketing, Departamento Comercial e Vendas, Logística etc.

Por fim, o curso também é uma ótima oportunidade para aqueles que desejam empreender, pois fornece amplas diretrizes para a condução de um negócio.

Quer saber mais sobre a carreira de Administrador(a)? Aqui temos um texto que elenca 14 áreas de atuação para este profissional.