O curso de Administração certamente é um dos mais procurados do Brasil. E não há dúvidas de que este profissional é um dos mais importantes para o funcionamento do mercado da estruturação da sociedade em geral. Quem opta por seguir carreira em Administração depara-se com uma ampla gama de possibilidades – algo que, muitas vezes, começa desde a época da faculdade. Não estamos exagerando quando dizemos que as possibilidades são amplas, por isso queremos apresentar 14 áreas de atuação do administrador:
1) Gestão financeira
O administrador é responsável por gerenciar os recursos financeiros de uma empresa, manejando custos, gastos e lucros. Nesta função, ele aplicará estrategicamente a receita, definindo orçamentos e gerindo pagamentos de funcionários, serviços terceirizados, impostos e fornecedores. Esse profissional acompanha as variáveis econômicas e financeiras e oferece suporte para a tomada de decisão dos diretores.
2) Gestão de recursos humanos (ou Gestão de pessoas)
É uma das áreas na administração com mais profissionais no mercado. Ela inclui atividades de recrutamento, seleção, contratação e treinamento de funcionários, buscando sempre o equilíbrio entre a produtividade dos colaboradores e o seu bem-estar.
Outras funções da área compreendem a elaboração da estrutura hierárquica da empresa, gestão do plano de carreira, definição de cargos, comunicação interna, além de ações de rotina, como acompanhamento da folha de ponto, elaboração de contracheque, agendamento de treinamentos e programação de férias.
3) Gestão de marketing
Compreende o gerenciamento de todas as etapas de relacionamento entre a empresa e seus potencias consumidores. As ações buscam identificar as necessidades do público-alvo – por meio de pesquisas de mercado e definição do perfil dos consumidores - propor de melhorias nos processos e produtos oferecidos e atrair o público, criando estratégias de interação para torna-lo fiel à marca veiculada. Atualmente, a maioria das organizações está indo além do marketing tradicional, adotando estratégias de marketing digital. Neste caso, a internet é utilizada com inteligência estratégica para gerar maior aproximação com o público-alvo.
4) Logística
Compreende os processos de produção, estoque e transporte que são realizados na organização. Na logística, é responsabilidade do administrador gerir o fluxo produtivo da empresa, desde a compra de matéria-prima, a organização dos processos para a sua transformação, manipulação adequada até o transporte e entrega ao consumidor final. É imprescindível, neste trabalho, observar as normas de qualidade e segurança. Na logística, também é utilizada a tecnologia, com softwares para acompanhamento de estoque e sistemas de monitoramento do transporte de mercadorias.
5) Planejamento estratégico
É um dos campos mais fundamentais para o crescimento da empresa, uma vez que irá definir objetivos e delinear caminhos para chegar até eles. No planejamento estratégico, o administrador é responsável por analisar criticamente os contextos em que a organização está inserida, traçar objetivos e metas mensuráveis bem como meios e ações de viabilizá-los. Também é necessário elencar formas de acompanhamento dos resultados e possibilidade de revisão das metas, conforme possíveis alterações na empresa ou no cenário externo. Nesse sentido, a capacidade de análise crítica do administrador é muito requerida. Faz parte também do trabalho de planejamento a realização de constantes pesquisas de mercado, buscando identificar o cenário externo, as características do público-alvo, as formas de divulgar as ações, os serviços que serão mais atraentes, as ações da concorrência etc.
6) Comércio exterior
Trata-se do segmento responsável pelas ações administrativas no mercado externo, incluindo negociações financeiras e mediação de ordens entre vendedores e compradores de diversos países. Atuando nesta área, o administrador ocupa-se de diferentes atividades organizacionais, tais como: análise das tendências do mercado internacional; identificação das demandas de empresas envolvidas nas negociações; elaboração de estratégias de marketing; definição de logística, dentre outras. Para executar este trabalho, o profissional necessita ter o domínio de línguas estrangeiras (inglês, francês, espanhol etc.).
7) Auditoria
Em auditoria, o administrador é responsável por analisar se os procedimentos estão sendo realizados de maneira correta, seguindo regras e metas estipuladas. O auditor orienta a empresa a inibir qualquer iniciativa ilícita.
Caso a empresa se envolva em algum escândalo de corrupção ou sonegação de impostos, por exemplo, perde um valor que é muito difícil de recuperar: sua credibilidade.
8) Consultoria
Outra opção para o administrador é prestar consultorias a empreendedores que estão abrindo um negócio, apontando as melhores formas de alocar recursos financeiros, humanos e materiais, maximizando resultados e aperfeiçoando o produto ou serviço. A consultoria também deve apontar como os projetos devem ser desenvolvidos e avaliar a viabilidade de cada um deles, considerando a capacidade da organização e o público a ser atingido. Na maioria dos casos, o resultado final de uma consultoria compreende a entrega de um planejamento documentado ao novo empreendedor.
9) Controle de produção
Aqui, o administrador deve ser capaz de avaliar como estão sendo produzidas as mercadorias ou como está o nível de entrega dos serviços. Para tanto, é necessário que este profissional esteja ciente da estratégia da empresa, pois será capaz de pesquisar e sugerir melhorias no desenvolvimento de mercadorias, serviços e processos da empresa. O gestor de produção também deve estar atento às tendências e inovações de mercado, avaliando de que forma elas podem tornar a empresa mais eficiente. A capacidade de adaptação à cenários imprevistos é algo requerido neste profissional, a fim de que mantenha sempre um padrão de rendimento e resultados positivos à organização.
10) Gestão ambiental
O administrador também pode atuar como um gestor ambiental junto a empresas que investem em ações de preservação e recuperação do meio ambiente, tornando-se responsável pelo acompanhamento e execução dos projetos. Em uma indústria, por exemplo, este profissional pode apontar e administrar alternativas para redução de poluentes. O gestor ambiental também atua junto ao público interno, reforçando ações de conscientização como o incentivo à redução de impressões e do consumo papel e/ou do uso de copos plásticos descartáveis.
11) Gestão de informações
Explorar uma base de dados com inteligência é uma grande vantagem competitiva para as organizações. O administrador como gestor de informações irá verificar as melhores formas de coleta, seleção e análise de dados, contribuindo para que o fluxo de informações ocorra de forma eficiente. Para estabelecer estratégias, os diretores precisam de dados confiáveis e, muitas vezes, disponibilizados em tempo real. Assim, o gestor deverá entregar informações precisas, relevantes e de fácil acesso.
12) Carreira acadêmica
Outra alternativa aos administradores também é a carreira acadêmica, atuando na formação de novos profissionais. Assim como os campos de atuação, as áreas em que o administrador pode se especializar com cursos de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado) também são vastas: Gestão Estratégica, Gestão de Custos e Processos, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Logística, Pesquisa de Mercado, entre outras. Se for possível trabalhar em uma empresa e dar aulas ao mesmo tempo, o profissional poderá contribuir ainda mais para a formação dos alunos, pois estará sempre antenado às tendências de mercado.
13) Controladoria
A controladoria exerce um papel fundamental na gestão orçamentária da organização, afinal, as empresas precisam evitar problemas financeiros e endividamentos e honrar os compromissos com fornecedores, empregados e o poder público. Nesse sentido, o administrador irá controlar e planejar as finanças, buscando sempre a maior rentabilidade dos investimentos.
14) Gestão de projetos
Conduzir ações de projetos até o prazo final estipulado, entregando os resultados dentro de requisitos de custo e qualidade, não é tarefa fácil. Gerenciar projetos é executar totalmente a capacidade de gestão do administrador, através dos processos de planejamento, execução e controle, por meio de práticas, técnicas e ferramentas que se esteja capacitado a utilizar.
Se você se enxerga nesse mundo de possibilidades, sua escolha certa pode ser o curso de Administração.
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