Guia para ter sucesso nos estudos e na carreira
  1. Blog
  2. Guia para ter sucesso nos estudos e na carreira

O sucesso profissional é um dos objetivos mais almejados entre as pessoas. Mas, por vezes, a construção de uma carreira sólida e o alcance dos ideais é posto como único objetivo, esquecendo que a conquista de uma carreira de sucesso começa muito antes do emprego: na escolha dos caminhos que vão ser traçados.

Se você está dando os primeiros passos no mercado de trabalho ou ainda não iniciou a graduação, uma das alternativas para expandir o horizonte é realizar um planejamento de carreira. Apesar de parecer uma alternativa exagerada, para obter destaque em sua vida profissional é indispensável pensar nos rumos que você deseja trabalhar, em seu desenvolvimento de carreira.

O primeiro passo para essa caminhada é o Vestibular. É por meio do ingresso na Universidade que o objetivo é buscado, porém nem todos sabem o curso que realmente desejam. São inúmeras as áreas de atuação  e possibilidades acadêmicas. A escolha por si só é algo desafiador, portanto, para tomar a decisão certa é preciso saber analisar e equilibrar seus talentos e desejos.

As experiências durante a graduação também são oportunidades valiosas para traçar o seu caminho no mercado de trabalho, além de existir outras ferramentas que podem te ajudar no planejamento de carreira. Acompanhe o guia preparado para te auxiliar nesse processo:

Planejamento de Carreira: o que é e como fazê-lo?

Você já parou para pensar no que deseja para o seu futuro? Se ainda não, aproveite esse momento para realizar essa reflexão.

Imaginar como será sua vida daqui alguns anos é essencial para traçar um bom planejamento de carreira e conquistar metas profissionais e pessoais. Afinal de contas, antes de alcançar um objetivo é necessário saber identificá-lo.

A criação do planejamento de carreira será uma forma de guiar o seu crescimento profissional, indicando o caminho que você deverá percorrer até o ponto alto de sua carreira. Com um bom planejamento, você terá muito mais chances de alcançar o sucesso, pois saberá com clareza qual será o próximo passo que deve dar para alcançar seu objetivo.

Uma dica importante é saber realmente o que você deseja. E os desejos podem ser inúmeros: salário alto, experiência no exterior, assumir um cargo de liderança, desenvolver projetos inovadores, abrir a sua própria empresa, trabalhar em órgãos públicos, conseguir uma vaga em uma grande multinacional, seguir uma carreira estável, entre outras tantas opções.

Com o objetivo bem definido, o próximo passo é traçar metas concretas. Elaborar metas é uma maneira eficiente de subdividir seu objetivo geral, tornando-o mais palpável. A definição das metas deve ser norteada diante daquilo que realmente fará a diferença para te levar ao ponto que você deseja. É preciso pensar sobre quais competências você precisará desenvolver para conseguir determinada vaga ou aprovação.

Embora essas metas sejam diferentes de acordo com a área de escolha de cada pessoa e os objetivos relacionados ao mercado de trabalho, seguem alguns exemplos:

• Conseguir destaque em suas funções realizando um bom trabalho;
  • Se dedicar ao curso de graduação para concluir no tempo certo;
  • Aprender uma nova língua para ter a possibilidade de estudar/trabalhar fora do país;
  • Estudar e desenvolver habilidades voltadas para a área em que você deseja atuar em uma determinada empresa.

A escolha da profissão certa

O planejamento caminha lado a lado com a escolha da profissão correta, tendo em vista que é necessário um para dar início ao outro. Sendo assim, tudo começa na escolha do melhor curso de graduação. Preparamos um material bem interessante para te ajudar a escolher o curso de graduação que mais tem a ver com você! Clique aqui e saiba mais.

Oportunidades durante a faculdade

Algumas pessoas acreditam que o período da graduação deve ser total e exclusivamente dedicado aos estudos e à vida acadêmica. Mas, se engana quem acha que a carreira começa somente depois da tão sonhada formatura.

Não é preciso esperar pelo diploma para dar início a esse processo. Existem várias opções que permitem equilibrar a vida acadêmica e profissional, além dessa união de teoria e prática serem fundamentais para a aquisição de experiência e qualidade do currículo antes mesmo do primeiro emprego. Confira abaixo algumas modalidades de emprego para estudantes:

• Estágio Remunerado;
  • Estágio Voluntário;
  • Pesquisa;
  • Empresa Júnior.

Gerenciando sua carreira

O desenvolvimento profissional é um trabalho constante e que nunca deve ser deixado de lado. Como dica, mantenha-se sempre atualizado, com cursos de especialização, cursos livres, capacitações e palestras em sua área. Além disso, esteja atento a detalhes que fazem a diferença no currículo de qualquer pessoa, como a fluência em línguas estrangeiras e o desenvolvimento de habilidades de gestão de pessoas e projetos.

O networking é outra ferramenta valiosa e que não pode ser esquecida. Ter uma boa rede de contatos é essencial para quem pretende ter sucesso e conhecimento no mercado, além de ser uma possibilidade de abrir portas e firmar parcerias no futuro.

Por fim, busque inspiração em pessoas que você admira, pois, a inspiração nos ajuda a aprender constantemente e dá aquele ânimo para prosseguir com seus planos profissionais.

Viu só!? Para atingir o sucesso não existem mistérios, mas sim uma boa dose de dedicação, planejamento e trabalho! Está preparado para essa nova fase? Confira as opções de cursos que a Universidade Franciscana oferece e todas as oportunidades disponíveis para garantir um bom passo rumo ao seu sucesso!