Como decidir qual faculdade fazer?
  1. Blog
  2. Como decidir qual faculdade fazer?

Responder essa pergunta é um grande desafio para muitas pessoas. Afinal, parece que você está diante de uma escolha que pode mudar todo o seu futuro. Para quem já decidiu que quer fazer um curso de graduação para investir na vida profissional, parabéns! Esta já é uma escolha difícil. Por isso separamos algumas dicas que podem te ajudar a escolher a faculdade ideal para você!

Para quem está no ensino médio e ainda não teve contato direto com o mercado de trabalho, pode parecer que escolher um curso é delimitar todo o futuro. Ou mesmo que esta tomada de decisão, necessariamente, exclui uma série de possibilidades que você também gostaria de fazer. Isso pode acontecer, na maioria das vezes, porque dificilmente estudamos de maneira interdisciplinar, de acordo como, de fato, acontece nas dinâmicas do mercado.

Além das atuações dentro de cada uma das grandes áreas do conhecimento (Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes), atuar no mercado de trabalho envolve, muitas vezes, atividades extremamente plurais.

O que isso significa? Muito provavelmente, seu futuro emprego, envolverá uma atividade que cruza duas ou até mais áreas do conhecimento. 
Por isso, não se preocupe com escolher uma área e ter que abrir mão de outra pela qual você também tem grande interesse. Encontre o curso com o qual você mais se identifica e analise as possibilidades de mercado. A partir daí muitas das questões que mais geram dúvidas sobre qual faculdade fazer ser estarão mais claras. Isso porque, com um mercado cada vez mais dinâmico, as possibilidades de atuação se tornam dia a dia mais plurais, envolvendo diferentes áreas e conhecimentos. Ao mesmo tempo, cada vez mais o mercado demanda profissionais com habilidades de diferentes naturezas. 

Considere seus gostos, interesses e habilidades

Se tem uma questão que pode ajudar qualquer pessoa com o processo de decisão é o autoconhecimento. Pense um pouco sobre quais são os seus gostos pessoais: o que você gosta de fazer, quais assuntos você mais gosta de estudar. Então pense sobre os seus interesses: o que desperta a sua curiosidade e o que, na sua opinião, seria o futuro ideal. Em seguida, considere as suas habilidades: quais atividades tenha facilidade de realizar, quais habilidades tenho como um diferencial. 

Liste pelo menos três gostos, interesses e habilidades. Isso vai te ajudar a entender quais profissões, áreas do conhecimento ou cursos podem se aproximar de quem você é. Já ouviu aquela frase “Escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida”? Por isso mesmo tenha em mente que conhecer a si mesmo também é evoluir na escolha do seu curso. 

Faça um Teste Vocacional

Esta é uma das ferramentas mais utilizadas para auxiliar na escolha vocacional. E você pode encontrar desde as opções mais simples e generalistas, até as mais complexas e precisas sobre suas preferências e suas possibilidades para o futuro.

Pesquisando sobre testes vocacionais na internet você já poderá encontrar uma série de sites e ferramentas através dos quais você poderá realizar o seu teste. Normalmente, você terá de responder a uma série de perguntas e, ao final, com base em suas respostas, será direcionado para profissões e áreas afins ao seu perfil pessoal, profissional e emocional.

Para quem procura soluções mais precisas, também é possível encontrar ajuda profissional. Muitos psicólogos, educadores, dentre outros profissionais se aprofundam nesta prática e se tornam especialistas em testes vocacionais. Com eles, você poderá realizar o seu teste de uma forma mais personalizada, encontrando um direcionamento mais preciso sobre as possibilidades sobre a sua futura faculdade.

Pesquise nos sites das Instituições de Ensino

Esta é uma dica valiosa e muito simples. O que você vai precisar fazer é, após pensar sobre seus interesses e possibilidades de carreira, entrar em sites de instituições de ensino superior que você já conhece e explorar a área de cursos.

Normalmente, em grandes universidades, é possível encontrar uma série de conteúdos extremamente relevantes sobre cada curso de ensino superior. Leia sobre as recomendações daquele curso, seu tempo de duração e até mesmo a grade curricular. Isso vai te ajudar a enxergar, em detalhes, o que você vai estudar ao longo da faculdade, te dando uma noção mais precisa de que você vai gostar ou não da experiência.

No site da Universidade Franciscana você também pode encontrar atividades realizadas pelos universitários durante período de formação, conferir sobre os núcleos de extensão e pesquisa, conhecer um pouco sobre o corpo docente e ainda se informar sobre tudo que acontece no campus. Com frequência há eventos que podem lhe ajudar nesse momento de tomada de decisão.

Ainda está com dificuldade para decidir qual faculdade fazer? Acesse o site!