Cursando Medicina na UFN
  1. Blog
  2. Cursando Medicina na UFN

Cursar Medicina é o sonho de muitos vestibulandos. E aqui, na Universidade Franciscana, nosso curso tem caráter interdisciplinar, humanizando alunos desde o início, com atividades práticas na rede de saúde da região e em laboratórios da instituição.

O curso de Medicina destina-se a preparar seus alunos para diagnosticar, tratar, pesquisar patologias e para o cuidado dos pacientes. Os futuros médicos formados na UFN terão formação generalista, crítica e reflexiva para enfrentar o mercado de trabalho, realizando ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde com assistência integral, humanizada e equipe multidisciplinar.

Os alunos também terão a opção de participar de pesquisas científicas na área da saúde com equipes multidisciplinares de diversos cursos da instituição.

O que esperar do curso de Medicina

Muita dedicação e estudo
As aulas ocorrem em turno integral e conclusão poderá ser feita em, no mínimo, seis anos. Desde o primeiro semestre, o curso exige muito esforço e disposição dos alunos para estudar e participar de todas as atividades programadas. Ou seja: a dedicação aos estudos não termina após a aprovação no tão concorrido Vestibular.

Teste de resiliência
A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas e com situações adversas e adaptar-se a mudanças. Para um profissional de Medicina, as competências comportamentais são tão importantes quanto às técnicas. Por isso, desde a graduação, o estudante deverá estar preparado para atuar em situações de tensão, que exigem muita responsabilidade e resiliência.

Estômago forte
Ter consciência do dia a dia da profissão é imprescindível antes da escolha por um curso de graduação. Por isso, o futuro médico precisa saber que irá lidar com sangue, cirurgias, traumas e afins. Obviamente, esta é uma habilidade que também é construída e melhorada ao longo do curso, mas você precisa saber se está preparado para tal.

Perspectivas profissionais
Outra vantagem do bacharel em Medicina é que, após concluir a graduação, poderá escolher dentre diversas especializações e residências disponíveis, conforme a área desejada por ele. Citamos algumas: cardiologia, cirurgia plástica, dermatologia, geriatria, infectologia, neurologia, oncologia, pediatria, psiquiatria, dentre outras. Se for desejo do aluno ser pesquisador ou docente, mestrados e doutorados acadêmicos são ainda outras opções.

O valor do seu diploma

O curso de Medicina da Universidade Franciscana em Santa Maria é um dos melhores do país. Relativamente novo, apresenta excelente estrutura de laboratórios, proporcionando aos acadêmicos os mais modernos equipamentos médicos.

Com professores reconhecidos tanto na prática da medicina quanto na área acadêmica, o curso de Medicina da UFN está alicerçado na qualidade de uma instituição respeitada e reconhecida pelos 65 anos de trabalho que vem fazendo na área educacional na cidade de Santa Maria e região.

Quer conhecer o curso de Medicina a partir do depoimento dos nossos alunos e professores? Leia abaixo:

“No Curso de Medicina da UFN você vai receber uma formação médica técnica científica, humanista, ética e de cidadão com compromisso social, para isso, terá excelente professores e infraestrutura, além de atividades práticas no Hospital e Unidades de Saúde, desde o 1º semestre.”
Profª. Drª. Leris Salete Bonfanti Haeffner, Coordenadora do Curso de Medicina/UFN

“O curso de medicina da UFN tem como diferencial a possibilidade de o estudante já ter aulas práticas e de vivência com os pacientes e nos ambientes de saúde desde o primeiro semestre. Outro diferencial é a equipe excelente de professores, sendo que a grande maioria são médicos atuantes, o que é importante, pois o conteúdo já é dado da forma que o estudante irá precisar após formado na sua prática tanto clínica quanto cirúrgica, ou seja, eles passam o conteúdo mesclando com as suas vivências como profissionais.”
Rodolfo Martins Hernandes, acadêmico do 9º semestre

“Desde os primeiros semestres os alunos são incluídos no estudo de casos clínicos, com tutoria e discussão. As disciplinas ensinam conteúdos científicos atualizados e orientam o hábito de manter uma atitude de estudo e pesquisa constante ao longo de toda vida profissional. Os alunos são envolvidos em atividades de humanização em todos os semestres.”
Dr. Luiz Alberto Michet da Silva, Professor do Curso de Medicina/UFN

"O curso de medicina da Universidade Franciscana nos oferece oportunidades de crescimento profissional e pessoal, contamos com excelentes professores, estímulo de práticas desde o primeiro semestre, atividades em projetos extracurriculares e intercâmbio institucional em outros países. Acredito na ótima formação que o curso tem oferecido a mim."
Jefani Da Costa Souza Silva, acadêmica do 8º semestre

Quer ter certeza se essa é a melhor opção para você? Baixe gratuitamente o e-book com uma das primeiras aulas do curso de Medicina aqui na UFN e faça com que sua escolha profissional se torne ainda mais assertiva.

*Texto atualizado em abril/2020