Conheça nosso curso de Graduação em Nutrição
  1. Blog
  2. Conheça nosso curso de Graduação em Nutrição

O curso de Graduação em Nutrição da Universidade Franciscana (UFN) forma profissionais capacitados a atuar em todos os aspectos que envolvem a relação do homem com seu alimento, promovendo assim a saúde humana, individual e coletiva.

Dessa forma, com mais de 60 anos em experiência na educação de ensino superior, a UFN oferece curso de Graduação em Nutrição, inserindo profissionais da saúde no mercado de trabalho, prontos para atuar em qualquer frente, seja em setor público ou privado.

Durante esta graduação, os alunos serão capacitados a atuar na promoção, proteção, recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, em todas as etapas da vida. Conheça tudo que você precisa saber sobre nosso Curso de Graduação em Nutrição.

Sobre o Curso de Nutrição

Durante o curso, o estudante de Nutrição irá ter contato, principalmente com as áreas das ciências biológicas e da saúde; das ciências sociais, humanas e econômicas; das ciências da alimentação, nutrição e das ciências dos alimentos.

A Grade Curricular desta graduação foi projetada para oportunizar ao aluno ter uma visão integral do ser humano, para então atuar com qualidade na promoção da vida através da nutrição.

No currículo disciplinar, você encontrará: Alimentação e Saúde Coletiva, Nutrição Clínica, Gastronomia, a Nutrição Esportiva, entre tantas outras disciplinas para você imergir no mundo da Nutrição com o melhor que a comunidade acadêmica pode oferecer.

O curso tem duração de 8 semestres, concede ao formando o grau de Bacharel em Nutrição e é ministrado, majoritariamente, no turno da tarde. Um total de 4000h, entre créditos obrigatórios, eletivos e experiência em estágio obrigatório.

Mercado de Trabalho

Hoje em dia, cada vez mais as pessoas têm buscado um estilo de vida mais saudável, a fim de evitar doenças, melhorar a qualidade e a longevidade de vida. Por isso, as áreas do conhecimento que envolvem nutrição estão tão em voga na atualidade.

Isso traz muitas oportunidades para quem opta por essa graduação. Como nutricionista é possível atuar em segurança alimentar, alimentação escolar, unidades de alimentação e nutrição para áreas da saúde, restaurantes comerciais, clínicas, spas e centros de atenção dietética, consultórios, hospitais, unidades básicas de saúde, academias, indústrias de alimentos, dentre tantas outras opções até mesmo como profissional autônomo.

Conheça mais a fundo algumas das possibilidades no mercado de trabalho da nutrição, com base nas suas principais áreas do conhecimento:

Atendimento Clínico
Essa área de atuação do profissional está diretamente ligada à promoção, manutenção e recuperação da saúde individual. Ao trabalhar com Atendimento Clínico, o nutricionista realiza diagnóstico nutricional e elabora dieta que atenda às necessidades do indivíduo, considerando sua saúde, seus hábitos e seu estilo de vida.

Saúde Coletiva
Ao atuar com saúde coletiva, o nutricionista pode atuar em restaurantes, refeitórios, cozinhas industriais e ainda em vigilância sanitária. Nesses ambientes, o profissional será responsável por zelar pela nutrição e saúde do grupo.

No caso do estabelecimento comerciais, como restaurantes e cozinhas industriais, definir padrões para o cardápio é uma das atribuições do nutricionista, assim como acompanhar o preparo das refeições e orientar a manipulação dos alimentos em favor da saúde.

Nutrição Esportiva
Na área de nutrição esportiva, o profissional atua diretamente na saúde alimentar de atletas, a fim de aprimorar o desempenho físico e otimizar tanto a preparação, quanto a recuperação dos momentos de exercício físico. Dependendo do esporte e do local de trabalho, o nutricionista esportivo pode atuar com acompanhamento individual ou de grupos de atletas, em clubes e academias ou ainda como profissional autônomo.

Pesquisa Científica
Por fim, a área de pesquisa também é outra frente de atuação do profissional com nível superior em nutrição. Nesse ramo é possível atuar em indústrias, institutos de pesquisa, laboratórios e universidades, investigando os efeitos de alimentos na vida humana ou estudando novas fontes de nutrição.

Onde estudar Nutrição?
Se você procura uma instituição de ensino com olhar contemporâneo e uma formação atualizada, a Universidade Franciscana é o lugar ideal para sua graduação. A atual matriz curricular do curso de nutrição foi desenvolvida para formação de um profissional completo.

Quer saber se Nutrição é a melhor opção para você? Baixe o e-book com uma das primeiras aulas do curso aqui na UFN e faça com que sua escolha profissional se torne ainda mais assertiva.