Afinal, o que faz um profissional de marketing?
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Marketing pode ser uma palavra muito ampla, às vezes genérica, e muitas pessoas têm dúvidas sobre a atuação deste profissional. De fato, o campo de atuação é vasto e o graduado em Marketing pode se especializar em áreas bem específicas. Quer saber se este é o curso certo para você?

Começamos por uma definição teórica proposta por Philip Kotler, um dos autores-referência na área de Marketing. Para ele, cabe ao marketing identificar quais são as necessidades e desejos de um mercado-alvo e, a partir destas informações, explorar, criar e entregar valor por meio de produtos e/ou serviços, com o objetivo final de gerar lucro.

Mas o que isso significa na prática? Significa que marketing é muito mais do que vender ou fazer propagandas!

Por meio de pesquisas, estudos e ferramentas, o profissional de marketing deverá identificar tendências e oportunidades de mercado. O foco principal será o público-alvo. Será que meu produto ou serviço realmente está entregando aquilo que o consumidor necessita? O que está diferenciando minha empresa dos demais concorrentes do mercado?

Todas as informações de marketing podem ser utilizadas de forma estratégica para gerar novas ideias e sugestões de melhoria em produtos, serviços e processos da empresa. Além disso, contribuem com a tomada de decisões estratégicas por parte da direção.

O setor de marketing também irá definir quais são as estratégias e os canais de comunicação mais eficazes para conversar com o público-alvo, desenvolvendo e gerenciando campanhas. O foco desta comunicação não será apenas a venda, mas pode – e deve – promover o relacionamento com o público, buscando sempre melhorar a percepção deste quanto à imagem da empresa. Um bom relacionamento, além de trazer novos clientes, pode fidelizar os que já existem.

As áreas de atuação

O marketing realmente engloba muitas possibilidades e é quase impossível trabalhar com todas ao mesmo tempo, pois você corre o risco de não executar de forma satisfatória nenhuma delas. Algumas áreas de marketing na qual você pode se especializar são:

  • Marketing digital – um dos campos mais em alta atualmente. Aqui, o profissional utiliza a internet, as mídias sociais e diversas outras ferramentas digitais para segmentar e promover relacionamento com o público-alvo. Dentre as vantagens do marketing digital estão a alta capacidade de mensuração de resultados e uma comunicação próxima, e em tempo real, com seu público.
  • Marketing político - objetiva trabalhar positivamente a imagem de um partido político ou candidato junto ao seu eleitorado.
  • Endomarketing – busca “vender” a marca aos próprios colaboradores da empresa, estimulando o engajamento destes aos objetivos organizacionais.
  • Marketing de relacionamento – trata do relacionamento entre uma organização e seus públicos estratégicos. Aqui não se pensa somente nos clientes, mas também nos fornecedores, parceiros e comunidade onde a empresa está inserida.
  • Marketing de responsabilidade social – busca promover uma causa ou um ideal para conscientização de uma comunidade. Neste, podemos perceber que o marketing não fica restrito à ambientes corporativos.
  • Consultoria – o profissional de marketing também pode atuar de forma autônoma e empreendedora, auxiliando outros negócios que estão nascendo no mercado por meio de consultorias, por exemplo. Neste caso, ele irá atuar desde a análise de mercado, a aplicação de pesquisas junto ao público-alvo, até a construção da marca, da proposta de valor e das campanhas de lançamento do negócio.
  • Inbound marketing – o “marketing da atração”. Aqui, o profissional de marketing irá trabalhar com o desenvolvimento de sites e blogs, com produção de conteúdo, geração de leads, e-mail marketing, campanhas de mídias digitais e otimização de sites, buscando atrair o público-alvo por meio de conteúdos que sejam interessantes para ele.
  • E-commerce - acompanhando e avaliando dados do processo de divulgação e vendas de produtos online. Assim como no ambiente físico, o profissional de marketing deve estar atento ao comportamento do público e suas preferências.

Qual curso devo fazer para trabalhar com Marketing?

Há cursos de graduação que têm o marketing como uma disciplina de estudo ou especialização, como é o caso de Administração e Publicidade e Propaganda. Mas, para quem quer estudar marketing em específico, também existem cursos de graduação direta nas modalidades de bacharelado (duração de 4 anos) e tecnólogo (máximo 3 anos). No caso do curso tecnológico, a vantagem, além de uma inserção mais rápida no mercado, é o foco na prática. Nele, você terá poucas disciplinas exclusivamente teóricas.

De modo geral, a graduação em marketing irá ensinar desde o comportamento do consumidor até pesquisas de mercado. Como é uma área de negócios, também deverá ter uma base de conhecimentos administrativos, como planejamento estratégico, análise de dados, gestão de custos e preços, fundamentos de contabilidade, matemática e de economia.

O estudante também irá aprender sobre comunicação e, ao final do curso, deverá estar preparado para definir quais os canais mais relevantes para a empresa e para produzir conteúdos e mensagens que dialoguem com o público-alvo. Terá, ainda, disciplinas sobre a gestão de produtos e serviços e sobre canais de distribuição e estoque, afim de identificar os melhores locais para comercialização e atender as demandas do mercado.

Será que Marketing é para mim?

Dentre as características exigidas pelo mercado em um profissional de marketing, estão a capacidade analítica - afim de utilizar de forma estratégica os dados e as informações de mercado -, a criatividade e a inovação, a autonomia e proatividade para resolver problemas por conta própria, a organização, a boa comunicação e a empatia – afinal, um dos seus maiores objetivos será compreender o consumidor.

Além disso, é importante ter foco em resultados! Marketing é da área de negócios, por isso uma das suas maiores preocupações será, sim, o lucro. Afinal, as organizações precisam de resultados financeiros para continuarem existindo.

Estudo, pesquisa e atualização constante também são necessários. O mercado muda muito rápido, novas tendências surgem a todo momento. Os consumidores também estão mais antenados, com muito mais acesso à informação e pensam cada vem mais antes de tomarem suas decisões de compra.

E então, se identificou com o curso e com a profissão? Saiba mais sobre a graduação em Marketing da UFN.