6 carreiras profissionais para quem se interessa por sustentabilidade
  1. Blog
  2. 6 carreiras profissionais para quem se interessa por sustentabilidade

A cobrança por responsabilidade social e ambiental se tornou muito mais concreta com o passar dos anos. E para atender às exigências de uma sociedade cada vez mais crítica, tem crescido a demanda por profissionais capazes de pesquisar, implementar e atestar práticas sustentáveis. O leque de carreiras possíveis na área é amplo e, para te mostrar essas possibilidades, separamos algumas profissões relacionadas à sustentabilidade. Veja só:

Engenheiro Ambiental e Sanitarista

Estuda os impactos ambientais de uma operação, bem como as oportunidades de minimizá-los. Entre muitas outras funções possíveis estão o planejamento e a administração de estações de tratamento de esgoto, redes de distribuição da água e descarte do lixo. Essa é uma profissão que segue em alta, ganhando espaço na iniciativa pública e privada, ao longo dos anos. Conheça o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFN.

Engenheiro Químico

O leque profissional do engenheiro químico é bastante vasto. Na área da sustentabilidade, ele pode atuar no desenvolvimento do sistema de tratamento de gases e líquidos, na supervisão da produção de medicamentos ou no planejamento da construção de usinas de mineração, por exemplo.

O mercado de trabalho é bastante receptivo a profissionais especializados em sustentabilidade. Existe um grande interesse das indústrias em reaproveitar matérias-primas, no intuito de obter mais eficiência e, ao mesmo tempo, eliminar a poluição. Saiba mais sobre o curso de Engenharia Química da UFN.

Designer de Produtos Sustentáveis

Profissionais da área do Design desenvolvem produtos eco eficientes, isto é, com o mínimo de impacto ambiental possível. A situação no mercado de trabalho é positiva, visto que, cada vez mais as empresas estão sendo desafiadas a diminuir o seu impacto ambiental, repensando o uso de matérias-primas e geração de resíduos. Designers que tem foco na produção, distribuição e descarte de forma sustentável são essenciais nesse processo. Conheça o curso de Design da UFN.

Coordenador ou gerente de sustentabilidade

É o responsável pela gestão e planejamento de atividades corporativas ligadas ao âmbito social e ambiental da empresa. Suas atividades incluem adaptação de sistemas de gestão, auditorias e avaliação de fornecedores, bem como estabelecimento de indicadores e relatórios de sustentabilidade. O curso de Administração da UFN pode ser uma boa escolha.

Advogado Ambientalista

Uma profissão cada vez mais procurada por empresas e instituições públicas. O advogado ambientalista (ou ambiental) é responsável por regulamentar a atuação das empresas no meio ambiente. Ele certifica que as ações tomadas por empreendedores estão dentro do permitido pela lei e não causam ainda mais riscos ao meio ambiente. Conheça o curso de Direito da UFN

Arquiteto e Urbanista

O arquiteto e urbanista é responsável por criar projetos de espaços interiores e exteriores, como casas, praças, prédios ou até mesmo uma área verde em cidades. Com consciência sustentável, utilizando os espaços da forma ambiental correta e promovendo o cuidado à natureza, essa profissão pode contribuir para a redução de danos ao planeta, trazendo opções mais sustentáveis na hora de realizar um projeto. Conheça o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFN.