UFN realizou Vestibular presencial para o curso de Medicina Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/12/2021

No primeiro processo seletivo realizado de forma presencial desde o início da Pandemia do Coronavírus, a Universidade Franciscana (UFN) recebeu na tarde desta sexta-feira (3) vestibulandos que vieram para as provas do Vestibular de Verão 2022 para o curso de Medicina

A Universidade, que já está realizando aulas presenciais, teve a oportunidade de viver o clima de movimentação e expectativa típica dos vestibulares. “Hoje é uma tarde muito especial para a Universidade Franciscana e sentimos uma nova vibração com este pátio repleto de jovens, de pais e de professores acompanhando este momento de retomada e de ressignificação. Este tem sido, para nós, um tempo de reflexão, de trabalho intenso e de recriação da Universidade, pois vivemos e sofremos as dores, as perdas e as dificuldades destes últimos tempos. Não devemos negar o passado, mas dizer que podemos juntos pensar e construir um tempo novo: a educação não será igual como antes, será diferente a comunicação e todos os campos da atividade humana precisarão recriarem-se”, afirmou a professora Iraní Rupolo, Reitora da UFN.

Os vestibulandos interessados nas 40 vagas para a graduação em Medicina passaram por uma prova exclusivamente presencial que foi composta por 50 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. Às 12h30min, após a abertura dos portões, os cerca de 700 candidatos inscritos compareceram no Conjunto III para a realização da prova que teve a duração de 4 horas e tempo adicional de 1 hora para a sala composta por pessoas que solicitaram atendimento especializado. Com o índice de abstenção de 9,97% que, de acordo com o Coordenador de Seleção e Ingresso, professor Adilção Beust, é um percentual que já estava dentro das expectativas de normalidade visto que ainda estamos em período pandêmico.

Outro destaque do dia foi o tema proposto pela prova redação que, segundo o professor Adilção Beust, permitiu que o candidato apresentasse, da melhor forma possível, aquilo que ele vivencia no dia a dia: “Dessa forma, a nossa proposta foi voltada às injustiças sociais e humanitárias decorrentes das alterações climáticas e que também contivesse sugestões de como minimizar esta questão social que tem a mão do homem e, por vezes, da própria natureza”. Os candidatos foram desafiados a escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre a consciência e a responsabilidade que cada um tem em relação ao espaço que habita, para que seja respeitada e mantida a integridade como um todo.

“Esta foi a primeira vez que eu fiz um vestibular e achei tranquilo, esperava que fosse uma sensação mais alarmante. O tema da redação foi bem tranquilo de desenvolver e eu gostei bastante”, conta a vestibulanda Lara Fração de Almeida, de 18 anos. Tanto Lara, como os demais candidatos já podem conferir o Gabarito da Prova de Medicina que está disponível para acesso neste link. Já o Gabarito Definitivo de Prova, transcorrido o prazo para recurso, será divulgado no site do Vestibular da UFN até às 18h do dia 6 de dezembro (segunda-feira).

A expectativa pelo resultado final com os nomes dos aprovados e futuros universitários da UFN não é só dos vestibulandos, mas também da professora e médica Léris Salete Bonfanti Haeffner, coordenadora do curso de Medicina. “Quem for aprovado hoje encontrará um curso que tem para apresentar tudo o que é necessário para ser um bom médico, desde o conhecimento científico, da habilidade de exercer a profissão e das atitudes de ser médico que a sociedade precisa; que se une a um grupo de professores muito capacitado, à completa estrutura física da Instituição e ao melhoramento constante dos espaços hospitalares e de ambulatórios. Além de uma educação voltada para o atendimento humanizado, a gente trabalha diuturnamente no respeito ao paciente, às diferenças e na aceitação dos problemas das pessoas, sempre auxiliando a resolvê-los”.

Para este processo seletivo, além do curso de Medicina foi aberto o ingresso para outros 30 cursos de graduação presencial e semipresencial. Para estes outros cursos, a seleção ocorreu via Prova de Redação On-line UFN, aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2016 a 2020 ou Nota da Redação UFN de 2019 a 2021. O processo para os futuros acadêmicos da Universidade santa-mariense iniciou ontem (quinta-feira, 2), com mais de 1300 inscritos.

A Lista de Classificação dos aprovados no Vestibular de Verão 2022 - Medicina será divulgada no dia 13 de dezembro (segunda-feira), às 15 horas, no Hall do Prédio 15 - Conjunto III (Rua Duque de Caxias, nº 789), e às 16h no site. Neste mesmo dia, a divulgação da classificação dos candidatos aos demais cursos ofertados no Vestibular de Verão 2022 da UFN será realizada por meio de consulta ao seu Desempenho Individual no site, disponibilizada até às 18 horas.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista da UFN
Fotos: Eugênio Piovesan/Publicitário da UFN e Eduardo Camponogara/Estagiário de Publicidade e Propaganda