UFN participa do Rotas da Inovação, iniciativa do Governo do RS Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
02/08/2023

Neste dia 1º de agosto (terça-feira), Santa Maria recebeu o Rotas da Inovação um projeto do Governo do Rio Grande do Sul para fortalecer ações e traçar novas estratégias desenvolvimento regional de ecossistemas de inovação. Encabeçado pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), a ação na Região Central contou com a presença da Secretária Simone Stülp em uma atividade Itaimbé Palace Hotel com o objetivo de avaliar programas da pasta e discutir novos passos e políticas públicas com atores locais.

A Universidade Franciscana (UFN) esteve representada pela Reitora Iraní Rupolo e pela vice-Reitora Solange Binotto Fagan, além do Diretor do ITEC Park UFN, professor Lissandro Dalla Nora; do Gestor do Ambiente de Inovação, Henrique Jann e dos professores William Leonardo da Silva (Programa de Pós-Graduação em Nanociências) e Patrinês Aparecida França Zonatto (Administração). “Quem desenvolve em parceria com o Governo do Estado este movimento de inovação? As universidades, a classe empresarial e as entidades. É essa união de universidades com o Governo do Estado é que vai dinamizar o desenvolvimento. Que vai se desenvolver pela soma de potenciais, de esforços, integração e de atividades”, destaca a Reitora Iraní Rupolo.

O objetivo é que, de julho a outubro, oito ecossistemas gaúchos sejam visitados pelo projeto Rotas da Inovação a fim de fortalecer laços entre os setores governamentais, da iniciativa privada, de instituições de ensino e da sociedade civil organizada. A iniciativa conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs); da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec); do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); do Badesul; e do Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústria do Grande do Sul (Citec/Fiergs).

Durante a manhã, a Secretária Simone Stülp, apresentou e discutiu o planejamento estratégico da pasta para o ciclo 2023-2026. “Quando falamos na nova economia mundial e no novo caminho de como estamos nos estruturando em termos globais, sempre dizemos que estamos caminhando dentro de um contexto da sociedade do conhecimento. Dentro desta lógica temos toda uma construção em ambientes de inovação vinculados à quádrupla hélice e, assim, toda a lógica do conhecimento é formatada a partir das Universidades que são eixo predominante dentro desta construção conjunta”, enfatiza a Secretária. Os parceiros do evento também tiveram um momento de discussão sobre suas estratégias de inovação, as possibilidades de cooperação com o crescimento tecnológico e as respectivas ações institucionais no segmento ‘Estratégias de Inovação’. Houve, também, o Marco Avaliativo do Inova RS, programa da SICT que disseminou a inovação pelo interior gaúcho.

“É de extrema importância a participação de profissionais, principalmente os envolvidos em ambientes de inovação e em parques tecnológicos nesses eventos que tratam especificamente do tema inovação. Ainda mais para nós, aqui da UFN, enquanto Parque Tecnológico que agrega todo processo de rede de inovação de networking, de relacionamento e tudo que está relacionado a inovação. Além da parte colaborativa do Estado e o quanto contribui com os ambientes, com as redes de inovação aqui no estado e fora também, então tudo que tem de tendência é trazido. Por isso, é tão importante a nossa participação nesses eventos para agregar mais conhecimento para, consequentemente, aplicar no ITEC PARK e na própria UFN”, professora Patrinês Aparecida França Zonatto.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Colaboração e Foto: Tayná Lopes/UFN TV