UFN participa de Feira das Profissões do Colégio Militar de Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/04/2023

No dia 01 de abril (sábado), acadêmicos e docentes dos mais de 30 cursos de Graduação da Universidade Franciscana (UFN) estiveram presentes no Colégio Militar de Santa Maria (CMSM) durante a Feira das Profissões 2023. Os estudantes de Ensino Médio tiveram a oportunidade de conversarem e tirarem suas dúvidas sobre as formações e realidades profissionais das áreas de ensino da UFN e demais instituições de Ensino Superior presentes no evento. Além das profissões civis, os presentes também poderiam informar-se sobre as carreiras militares apresentadas.

“Para nós aqui do Colégio Militar com certeza vai contribuir na escolha da profissão dos nossos alunos, seja numa carreira civil, seja numa carreira militar. Ter esse contato com os profissionais para tirar suas dúvidas, seja em relação ao curso, as disciplinas, ao mercado de trabalho, ajudam bastante na escolha deles para a carreira profissional”, relata o 1º Tenente Alexandre Giacomini, responsável pela Feira das Profissões do Colégio Militar de Santa Maria.

A professora do curso de Nutrição, Cristina de Moraes, destaca a importância dessa conversa entre os acadêmicos dos cursos demonstrarem suas visões e relatos para os estudantes de Ensino Médio: “Esse contato com alunos que já vivenciam o curso, traz uma visão diferente deles estarem entrando na rede social ou mesmo conversar conosco professores. É um momento de eles também tirarem dúvidas com relação a como funciona o curso na prática, onde eles vão atuar depois de formado, uma oportunidade de troca falando uma linguagem semelhante”.

Para estudante Brida Mathias, que está concluindo o 3º ano do Ensino Médio, a oportunidade de conversar com acadêmicos da Graduação o fizeram decidir a área profissional que ele deseja seguir quando se formar na escola. “Eu vim aqui no ano passado e falei com os alunos de Jogos Digitais da UFN e já era um assunto que eu gostava muito por causa da influência da internet. Eu já comecei a fazer um curso on-line para ver se eu gosto mas estou bem decidido agora”, conclui.

Texto e Fotos: Gabriela de Flores Neto / Jornalista