Turmas do Colégio Marista aprendem a fazer hambúguer nutritivo com o curso de Nutrição Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/06/2023

A turma da disciplina Estágio em Nutrição em Alimentação Escolar, do curso de Nutrição da Universidade Franciscana (UFN), recebeu os alunos do 1º e 2º anos do Colégio Marista para uma atividade interativa em que foram produzidos hambúrgueres nutritivos durante os dias 20 e 21 de junho no Laboratório de Técnica Dietética. Quatro turmas participaram de uma conversa sobre alimentação saudável e, depois, distribuíram-se em grupos para o preparo, montagem e finalização dos alimentos. Durante a atividade, os alunos organizaram uma competição, o MaristaChef, que contou com uma banca avaliadora formado por uma professora do curso, um profissional da gastronomia que é mestrando da UFN e um acadêmico do curso de Nutrição e é proprietário de uma hamburgueria.

“Inicialmente, os acadêmicos fazem uma parte do estágio na escola pública com o Ensino Fundamental e depois vão para a escola particular para atuar com o Ensino Médio, dessa forma vemos a demanda que os adolescentes querem. Geralmente na escola pública realizamos atividades mais lúdicas e brincadeiras como forma de preparação. Mas na escola particular realizamos rodas de conversas, palestras e algumas aulas”, explica a professora Ana Lúcia Saccol. A visita nos espaços da UFN é disponibilizada para que os estudantes possam conhecer a Instituição e participarem de uma atividade prática nos laboratórios. “Criamos o planejamento baseado na demanda e no interesse dos estudantes, a partir de rodas de conversa na escola sobre transtornos alimentares, nutrição ligada à área esportiva e alimentação saudável. Eles tiveram interesse de vir até a instituição pois eles já estão quase com o pé na Universidade”, detalha a professora que está à frente da atividade.

Para a visita realizada neste semestre, a escolha do produto foi o hamburguer com características mais nutritivos, saudáveis e sem a presença de proteína animal. A produção foi realizada utilizando outras fontes proteicas como o grão de bico, lentilha, ervilha, cenoura e beterraba e tendo como base o feijão. “Como eu já cozinho desde os sete anos, tenho algumas noções de culinária. Mas ter esta oportunidade de poder estar em um ambiente profissional e tão organizado é super legal por toda a infraestrutura que temos acesso. Para mim foi desafiador cozinhar um prato que conheço bem, mas com ingredientes base não tão usuais. Foi algo novo!”, comenta o aluno do 2º ano do Colégio Marista, David Kelling Monteiro, que participa pela segunda vez desta atividade pensada pelo curso de Nutrição da UFN.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista