Programas de Residência em Saúde da UFN ampliam vagas para 2024 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/08/2023

A Universidade Franciscana (UFN) foi contemplada com novas vagas para residentes através do edital de convocação do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (PRO-RESIDÊNCIA), do Ministério da Saúde. O objetivo é a seleção para os Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde para a concessão de bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde através do incentivo à formação de especialistas na modalidade residência, notadamente em especialidades, estabelecidas como prioritárias pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na UFN estão sendo concedidas 42 bolsas que se aplicam às áreas com ênfase na garantia e na ampliação da oferta de assistência nos serviços de saúde e da formação de especialistas, assegurando a qualificação do cuidado aos usuários no âmbito do SUS. Dos cinco Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde existentes na UFN, quatro foram contemplados com ampliação das vagas: Atenção Clínica Especializada com Ênfase em Infectologia e Neurologia, Enfermagem Obstétrica, Reabilitação Física e Saúde Mental.

Em dois destes programas houve a ampliação de novas áreas de atuação, foi o caso do Programa de Atenção Clínica com ênfase em Infectologia e Neurologia com a inclusão de Nutricionista e o Programa de Saúde Mental com a inclusão de Enfermeiro e Nutricionista. Os demais mantiveram-se as áreas de atuação, mas com ampliação das suas vagas, ao todo, ocorreu a ampliação de dez novas vagas. A oportunidade é destinada aos profissionais (ou acadêmicos que tenham concluído o curso superior até 7 de fevereiro de 2024) nas áreas de: Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia, Serviço Social e Farmácia.

Segundo o professor Thiago Durand Mussoi, coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU), a UFN foi uma das poucas instituições do Sul do país contemplada com novas vagas: “Isso mostra a organização dos Programas de Residência institucional, até porque, segundo o professor, uns dos critérios de seleção do Ministério da Saúde, foi o registro, processo finalizado e aprovado dos Programas de Residência no Sistema Nacional de Residências em Saúde (SINAR)”. Além disso, o professor ressalta que essa foi uma conquista não só para as Residências da Universidade, mas em especial, para os cenários de práticas de saúde do SUS em Santa Maria.


Os Programas de Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde da UFN constituem modalidades de ensino de Pós-graduação Lato Sensu destinadas às profissões da saúde, sob a forma de curso de Especialização. A carga horária total do curso será de 5.760 horas, distribuídas em 60 horas semanais (teórico-práticas), com aulas presenciais, e prazo mínimo para a conclusão de 24 meses. O candidato selecionado neste processo seletivo fará jus à bolsa de Educação pelo Trabalho, conforme Lei Federal n° 11.129/2005, custeada integralmente no valor de R$ 4.106,09. O Edital para o processo seletivo pode ser conferido aqui.


Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Foto: ASSECOM UFN


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação