Primeiro ‘Confluências’ abordou a relação entre games e psicologia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/05/2023

Foi realizada na manhã da terça-feira (23), a primeira atividade do Projeto Confluências que consiste em um bate-papo entre professores e estudantes de graduações sem afinidade direta em suas áreas de atuação com o objetivo de realizar uma troca de saberes acadêmicos e profissionais. Para dar o pontapé inicial, foram convidados os cursos de Jogos Digitais e Psicologia que discutiram no Prédio 17 do Conjunto III sobre a confluência entre os processos comportamentais, de aprendizagem e emocionais desencadeados pelos games. O encontro é uma promoção do Instituto Franciscano de Espiritualidade e Humanidades (IFEH) e com o apoio do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL). A próxima atividade será no dia 16 de junho com os cursos de Direito e Medicina.

“Podemos entender que quem joga on-line busca pela felicidade momentânea, por isso a ideia dos jogos é manter vários picos de felicidade para manter o jogador interessado e atento com pequenos prazeres e diversões. Este exemplo é facilmente visto em outras plataformas digitais como o Instagram, que mantêm as pessoas fixas no aplicativo proporcionando diferentes recompensas que, neste caso, são likes e mais fotos para visualizar”, destaca o professor Fabrício Tonetto Londero, docente dos cursos de Jogos Digitais, Sistemas de Informação e Ciência da Computação. O impacto positivo gerado pelos jogos também foi abordado, conforme analisa o docente do curso de Psicologia, Guilherme Corrêa: “Os games são sempre bem-vindos quando temos noção de sua utilização. Ali podemos aprender sobre cultura, desenvolvemos habilidades, socializamos e melhoramos nossa cognição. Além de ser uma ótima técnica de distração”.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista