Painel Literário aproxima estudantes da Nutrição de questões sobre o universo jovem Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/06/2023

A turma da disciplina de Nutrição da Criança e do Adolescente, do curso de Nutrição da Universidade Franciscana (UFN), contou com uma atividade de construção de saberes através com a realização de um Painel Literário em que foi discutida a obra ‘A Adolescência’, do escritor Contarto Calligares. Por meio de uma roda de conversa sobre a obra e de estudo do conteúdo tratado, os acadêmicos foram incentivados a compartilhar suas experiências referentes a este grupo etário. A ação foi realizada no dia 29 de maio, com a orientação da professora Tereza Cristina Blasi.

“A leitura de obras diferenciadas, além do conteúdo básico, é uma forma de inovar e atua como agente desafiador nos resultados que são somatórios para construção dos saberes acadêmicos”, enfatiza a professora Tereza Cristina sobre a conversa a respeito da obra de Calligaris que aborda as complexidades e desafios enfrentados pelos adolescentes em sua jornada de crescimento e descoberta. “Pôde-se refletir sobre temas como autoestima, sexualidade, transtornos alimentares e saúde mental, que são de extrema relevância para a prática profissional de Nutrição”, complementa ela.

“Sem dúvidas, a leitura é essencial para a formação do conhecimento. A proposta do Painel Literário permitiu que nossas discussões fossem muito além, comparar as diferentes interpretações da mesma obra nos ajuda a perceber conteúdos que nos passaram despercebidos, ampliar o repertório da obra. De um livro de 50 páginas surgem inúmeros questionamentos e reflexões. O ambiente universitário propõe essa interseccionalidade que sozinhos não alcançamos”, destaca o acadêmico Arthur Santana sobre a atividade realizada em sala de aula que proporcionou explorar questões relacionadas à saúde do adolescente sob uma perspectiva literária e psicológica.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Foto: Divulgação/Curso de Nutrição