Nutrição realiza encontro virtual de estudantes com profissionais do mercado de trabalho Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/07/2020

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo
Imagens: divulgação / Nutrição UFN

Em meio às mudanças provocadas pela pandemia, os docentes e estudantes da Universidade Franciscana vêm se adaptando a novos formatos de ensino-aprendizagem.

Um exemplo disso, pode ser citado no curso de Nutrição, onde a Profa. Cristiana Basso, ministrante da disciplina de Deontologia, conseguiu adaptar suas aulas online sem fugir muito do que pretendia ainda quando eram presenciais, proporcionando duas atividades marcantes aos alunos do primeiro semestre do curso.

Logo no início do ano, a docente já idealizava a presença de um integrante do Conselho Regional de Nutrição da 2ª Região - Porto Alegre, para ministrar uma conversa sobre o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista. Porém, devido às circunstâncias da atualidade ela teve que adaptar a atividade de um modo que não a excluísse do plano de ensino da disciplina.

O convite foi feito e a própria presidente do Conselho Regional fez questão de gravar um material e enviar para que os alunos tivessem essa experiência mesmo que a distância.

A presidente do CRN, Ivete Barbisan abordou, de uma forma mais completa, tudo sobre o código de ética e de conduta do profissional de nutrição, trabalhando em cima de dúvidas frequentes que os próprios alunos apresentavam. A presidente também comentou sobre a conduta em relação à mídia, o que é ou não permitido, casos de infrações e denúncias, e como ocorrem.

Segundo a Profa. Cristiana Basso, a turma teve um aproveitamento positivo diante da atividade e as palavras da Presidente do Conselho Regional de Nutrição irão interferir para um processo de formação mais motivado a partir disso.

Outra atividade realizada na disciplina aconteceu durante o mês de maio e foi nomeada de “Trajetória de Nutricionistas de Sucesso”. Cristiana já promoveu momentos assim em suas aulas presenciais, conhecidas como mesa redonda, onde reunia diferentes profissionais da área para proporcionar um momento de conhecimento aos acadêmicos de forma mais descontraída.

A atividade também teve que ser adaptada e ocorreu de forma virtual. Dessa vez, os profissionais produziram um vídeo no YouTube a respeito da trajetória deles, como forma de motivar os alunos.

Estiveram presentes os profissionais:
- Nutricionista Aline Braido Pereira - SESQ – Mesa Brasil, Escola Sesquinho, Clínica SESQ
- Nutricionista Querino Haesbaert - Fiscal do CRN2 (Conselho Regional de Nutrição da segunda região – RS)
- Nutricionista Vanessa Binotto - Clínica de Geriatria/Consultoria para Hotel Fazenda
- Nutricionista Fabiana Copês - Docente/Área hospitalar/Coaching
- Nutricionista esportivo e educador físico Ricéli Lopes - Atendimento Clínico
- Nutricionista Andréa Hachmann Aiolfi - Alimentação Escolar
- Nutricionista Deise Moura - Alimentação Coletiva
- Nutricionista Marlise Stefani - Docente/Consultora/Empreendedora

Após a atividade, a professora pediu aos alunos que relatassem o que acharam dos depoimentos dos Nutricionistas como forma de feedback e para controle da disciplina.

“Espero também ajudar muitas pessoas a ter uma relação saudável com a comida, a entender que nutrição é um conjunto de tudo e tem muita relação com o que somos e o que vamos nos tornar no futuro”, disse a estudante Eduarda Aguirre, sobre a experiência positiva das atividades.

Cristiana Basso, que organizou as atividades, finalizou ressaltando que ambas as atividades foram muito válidas e cumpriram com o propósito objetivado por ela, o qual era de motivar os alunos em um período onde os mesmos se encontram afastados fisicamente.