NAC completa 1 ano com mais de 1700 atendimentos gratuitos à comunidade Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/08/2022

“Foi um divisor de águas, eu ficava isolado em casa, não treinava, não fazia nada e ficava angustiado. E aqui não, aqui o pessoal te ajuda tanto na fisioterapia, quanto no emocional e todas as outras áreas, a conversa, me abriu muito”, afirma Jairo Maier da Silva, paciente que frequenta o Núcleo de Atendimento Pós-Covid (NAC) desde o início do projeto, em agosto de 2021. Completando um ano de funcionamento, o NAC da Universidade Franciscana (UFN) já realizou 1781 consultas gratuitas até o final de julho de 2022.

O NAC foi idealizado por professores do curso de Fisioterapia da UFN, em conjunto com Prefeitura de Santa Maria e a Secretaria Municipal de Saúde. Criado diante a alta demanda de pacientes que permaneceram com comprometimentos ocasionados pela Covid-19. A professora do curso de Fisioterapia, Jaqueline Biazus, explica que o NAC foi criado analisando dois pontos: “O primeiro era para onde está indo o paciente que recebe alta do hospital, mas ainda segue com sequelas e onde a fisioterapia poderia atuar para ajudar essas pessoas. Já o segundo ponto, foi pensado na preparação do acadêmico para esse momento, para que os estudantes se sintam prontos para atuar no mercado de trabalho em qualquer situação”.

A acadêmica do 10º semestre de Fisioterapia, Maria Vitória Matana, comenta que está em seu segundo momento no NAC: “A gente conseguiu aprofundar toda aquela teoria e trabalhar com um assunto que é muito relevante que é a Covid, faz com que a gente se sinta integrante importante da sociedade e ver essa evolução dos nossos pacientes é fundamental para nossa formação também”. Ela ressalta que, no local, chegam pacientes com sequelas completamente diferentes uns dos outroe isso faz com que o acadêmico se diferencie dos outros no mercado de trabalho.

Aos 42 anos de idade e com duplo histórico de infecção pelo Coronavírus, Jairo Maier da Silva é um dos pacientes mais antigos que frequentam o NAC. “Na primeira vez foi bem grave, mas não atacou tanto a questão respiratória, foi mais as pernas que eu não sentia, daí o pessoal me ajudou com o tratamento. Eu perdi a sensibilidade e eles me ajudaram muito. E sempre te levando pra cima e isso vai melhorando, teve acompanhamento do psicólogo que ajuda bastante”, comenta. Já na segunda vez, a doença atingiu os membros superiores e atrapalhou a respiração de Jairo: “Cansaço, dor nos braços, caminhava um pouco tinha que parar, no serviço eu trabalhava um pouco e parava. Com ajuda do pessoal aqui do treinamento, estou melhorando a passos largos e vamos ver se daqui um tempo mais já posso encerrar”, complementa.

A professora Jaqueline Biazus explica que ao decorrer de 1 ano de funcionamento, já ocorreu uma mudança nas características dos pacientes, anteriormente eram aqueles mais acometidos pelo vírus, com grande quantidade de sequelas. "Agora, são pacientes com dores de formas e intensidade diferentes", completa a docente que também destaca os atendimentos prestados pelo NAC são um retorno que a UFN presta à comunidade. Além dos atendimentos do curso de Fisioterapia, o NAC ainda conta com a parceria da Residência Multiprofissional em Reabilitação Física da UFN proporcionando que o paciente passe por interconsultas juntamente aos acadêmicos do curso de Psicologia. É importante ressaltar que o paciente é avaliado inicialmente e, a partir dos resultados obtidos, ele pode ou não ser direcionado para consultas com alunos-aprendizes dos cursos de Psicologia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Enfermagem.

O NAC está localizado no Centro de Diagnóstico Nossa Senhora do Rosário (Cedas), na Rua Serafim Valandro - nº 400. Os atendimentos são feitos de forma gratuita e os agendamentos são feitos pelo do Sistema Único de Saúde (SUS), via Secretaria Municipal de Saúde. Os horários para atendimentos são de segundas às sextas-feiras durante o período da manhã, das 8h à 12h.

Texto e Fotos: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo