Mostra do PET-Saúde expôs ações desenvolvidas pela UFN no município Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/08/2023

Ocorreu ontem (15), na Universidade Franciscana (UFN), a ‘Mostra do PET-Saúde Gestão e Assistência UFN/SMS’, promovida pelo Núcleo de Saúde Coletiva, em parceria com a Prefeitura de Santa Maria e o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), do Ministério da Saúde. O momento conclui trabalhos desenvolvidos por acadêmicos, docentes e preceptores ao longo de 12 meses no município.

A UFN participa do programa desde o começo do PET-Saúde, há aproximadamente 15 anos. A ação ocorre normalmente num período de 24 meses, porém desta vez as atividades foram desenvolvidas em apenas 12 meses, com a temática voltada para a gestão e assistência, com foco na pandemia do Covid-19. A professora do curso de Enfermagem, Juliana Colomé, explica que: “O PET-Saúde ocorre por meio de bolsas para acadêmicos da área da Saúde, para preceptores e para professores. Cada projeto é submetido a um tema específico. Trabalhamos este ano com 5 grupos, integrados por estudantes dos cursos da Área Saúde”.

Vitória Kirinus Danski é acadêmica do curso de Nutrição e integrou o Grupo 4 que teve como eixo o tema Gestão, realizando ações em conjunto com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e a Secretária de Saúde. “No NEPS eu e mais duas meninas, ficamos responsáveis pelo mapeamento on-line na rede de serviço e ensino do município. Mostrando quantas vagas tem nos serviços de saúde e quantos estudantes estão estagiando nestas unidades. Possibilitando a melhor visualização destas vagas e facilitando suas distribuições”, relata Vitória. Para ela, esta oportunidade agregou muito por poder vivenciar o funcionamento prático destes setores, além das atividades realizadas junto com diversos cursos através da interprofissionalidade.

A estudante de Psicologia, Elisandra Freitas Denardin, esteve presente no Grupo 3 onde foi abordada a saúde mental dos trabalhadores. Participaram juntamente aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e à Secretária de Saúde. “Fiquei alocada na Secretaria, onde tive a oportunidade de acompanhar a nossa preceptora nas unidades de saúde. Desenvolvemos algumas atividades com o grupo da Co-Gestão, para eles saírem da rotina pois percebemos que era muito estressante”, comenta. Também foi realizado por eles o cadastramento da população santa-mariense, para que tenham melhor acesso ao sistema de saúde. Para Elisandra, foi bem importante desenvolver este trabalho, podendo sair de dentro da Universidade e ir para onde a população circula.

Cecilia Pedro atua como enfermeira responsável pelo Setor de Imunização da Prefeitura e foi preceptora do Grupo 1. Com o programa pode coordenar estes acadêmicos na vivência do funcionamento das salas de vacinação do município, participando ativamente de todas as ações que o setor desenvolvia: “Foi uma experiência bem enriquecedora para nós preceptores, quanto para eles. Para mim, como enfermeira, estar com estudantes que não são deste seguimento oportunizou uma troca de vivências e de conhecimentos”. Cecilia expõe que foi possível realizar uma ação integral, onde conseguiram chegar até a população, levando cuidado, assistência e saúde.

O PET-Saúde oferta bolsas para os docentes, os profissionais de saúde e os estudantes de graduação, com o objetivo de estimular práticas de ensino-aprendizagem na realidade do dia a dia em saúde. Tudo isto de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto e Fotos: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo